Bom dia!           Domingo 21/07/2019   11:55
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Projeto faz Conexão com Dubai para preservar Raízes Brasileiras em Crianças Residentes no Exterior
Projeto faz Conexão com Dubai para preservar Raízes Brasileiras em Crianças Residentes no Exterior
Escola FIRJAN SESI Petrópolis faz intercâmbio com crianças que participam do projeto Mala de Heranças

13/05/2019 - 10:35 - Preservar a língua, os costumes, a cultura e, principalmente, a identidade brasileira no coração e na mente dos brasileiros que moram no exterior, esse é o objetivo do projeto Mala de Heranças, desenvolvido mundialmente, mas que agora ganha asas na Escola Firjan SESI em Petrópolis.  

Estudantes de 9 e 10 anos participaram de uma intercâmbio virtual com crianças brasileiras da mesma idade que moram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na última semana. A iniciativa buscou a troca de conhecimentos e curiosidades entre os dois grupos como forma de estabelecer uma conexão entre quem vive o Brasil todos os dias e, quem está longe e tem saudade dele.

Segundo Fabiola Viana, professora da Escola Firjan SESI, o projeto pretende resgatar e preservar a língua materna das crianças que vivem no exterior. “As crianças passam a ter contato diário com outros idiomas. Assim, é uma forma de manter as raízes e ajudar as famílias de origem brasileira a transmitir de forma interessante a língua e a cultura brasileira para quem mora no exterior”, afirmou.

Em Dubai, a petropolitana Renata, trabalha com filhos de brasileiros, contando história populares, fazendo leitura de títulos nacionais, brincadeiras, músicas e danças, como forma de fortalecer a identidade da criança com a sua própria língua e sua cultura, indo além do que a mãe ou o pai transmitam para ela.

Durante o encontro virtual, as crianças ouviram histórias dos dois lados e mataram a curiosidade sobre tipos de brincadeiras, dias e horários de aula, e questões religiosas como o Ramadã.

Novos encontros serão realizados ao longo do ano e o projeto será expandido para toda a escola.

A Mala de Herança nasceu na Alemanha, para estimular e fortalecer o vocabulário em português de crianças e famílias que vivem no exterior. Em um sentido amplo, o projeto une os participantes em torno de uma missão: o ensino do Português como Língua de Herança, por meio de uma literatura de qualidade textual, gramatical e de temas diversificados relacionados ao Brasil e ao país onde a iniciativa é criada.
Programação dos filmes em cartaz