Boa noite!           Quinta 25/04/2024   21:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > CRAS Corrêas desenvolve Ações com Pacientes da Terceira Idade do SOC
CRAS Corrêas desenvolve Ações com Pacientes da Terceira Idade do SOC
Pacientes do sanatório participam de atividade de lazer, que ajudam a mudar da rotina hospitalar

20/04/2019 - 08:06 - Um dia de lazer, com churrasco e música é o que o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Corrêas vai promover na próxima quarta-feira (24.04) em parceria do Sanatório Oswaldo Cruz (SOC). Os pacientes da unidade hospitalar vão ter um dia diferente com um churrasco especial, ao som de muita música da banda Reabilitasamba formada pelos próprios pacientes. O evento será voltado para o pacientes do SOC e para alguns usuários do CRAS e está sendo organizado com o apoio dos comerciantes e parceiros do bairro.

A atividade faz parte de uma série de ações realizadas com os pacientes, com o intuito de mudar um pouco a rotina da vida hospitalar e proporcionar melhoria na qualidade de vida aos internos. A unidade atua com casos clínicos que exigem internações de longa duração, alguns estão há mais de 5 anos internados. São pacientes psiquiátricos, dependentes químicos, oncológicos, com paralisias, entre outros, que muitas das vezes têm pouca convivência com familiares.

“As unidades dos CRASs do nosso município desempenham um papel de grande valor para o resgate da cidadania. Muito mais que assistência, temos profissionais preocupados em oferecer mais qualidade de vida para a população atendida. Fico muito orgulhos em ver esse tipo de ação funcionando na nossa cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O trabalho realizado pelo CRAS Corrêas é complementar às ações realizadas na unidade hospitalar. Entre as atividades oferecidas, está a caminhada. A cada 15 dias os agentes do CRAS Corrêas levam os cerca de 15 idosos, com idades entre 60 e 80, para passear pelo bairro. É um momento que eles têm a oportunidade de sair do ambiente hospitalar e viver novos momentos. Além de lazer, a iniciativa estimula os pacientes a participarem de outras atividades e se relacionam mais.  “Essas ações são de grande importância para a autoestima desses pacientes. O CRAS atua sempre com o resgate social e para esses pacientes, pequenas ações são de grande valor”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

O SOC desenvolve diversas outras ações que visam o resgate da cidadania dos pacientes como um todo. O grupo musical Reabilitasamba é um exemplo. O trabalho teve início a partir do trabalho de musicoterapia. “Os próprios pacientes se interessaram e pediram instrumentos para formar a banda. O lazer é essencial para a saúde deles. O fazer artístico promove a saúde mental dos pacientes”, destaca a psicóloga, Daniela Mendes, que no sanatório promove atividades recreativas com os pacientes de faixas etárias que variam de 30 a 80 anos.

Além das caminhadas do CRAS e da música, os pacientes participam de aulas de artesanato, de sessões de filmes com pipoca, bingo e caraoquê. “Ações como essa contribuem para que o paciente saia da rotina hospitalar”, destaca a psicóloga.

Unidades do CRAS desenvolvem Ações para Públicos Diversos e de todas as Idades

Atualmente os CRASs têm cerca de mil famílias na rede de atendimento que são inseridas ao BPC, ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que dá acesso a benefícios como o Bolsa Família. Além da inclusão em programas, o CRAS desenvolve ações para crianças, adolescentes, adultos e usuários da terceira idade. Regularmente são oferecidas oficinas de dança, capoeira, crochê e artesanato. O CRAS também organiza um coral com os usuários interessados.
Programação dos filmes em cartaz