Boa noite!           Quinta 02/05/2024   21:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura amplia o Agita Petrópolis para mais outros dois locais neste mês
Prefeitura amplia o Agita Petrópolis para mais outros dois locais neste mês
08/04/2019 - 23h58  - Ferramenta de inclusão social, esporte ganha espaço nos bairros de Petrópolis.

Com 2 mil pessoas de 16 bairros já participando do Agita Petrópolis, programa que oferece atividades físicas das comunidades da cidade, a prefeitura está investindo na ampliação do programa. Itaipava e Contorno estréiam com atividades do Agita Petrópolis este mês para atender a mais de 100 pessoas. Na próxima terça (09.04), o bairro Contorno ganha uma turma de ginástica e dança para adultos e idosos na Ong Aldeia Criança. No dia 28 deste mês, Itaipava ganha um núcleo do programa com aulas de futebol society para crianças e adolescentes no Parque Municipal.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 62% dos brasileiros - entre jovens e adultos - não praticam qualquer atividade física. O município quer seguir na contramão desses números e investe para que mais pessoas tenham acesso ao esporte. São 16 bairros atendidos pelo Agita Petrópolis, beneficiando cerca de duas mil pessoas regularmente. A expectativa é que esse número aumente ainda neste ano.

 "Vamos continuar ampliando o Agita Petrópolis, além de criarmos outras ações esportivas nas comunidades, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população. O esporte é uma ferramenta de inclusão importante, que abre também outras oportunidades para os praticantes. Desde o início da nossa gestão, trabalhamos para que os moradores dos bairros estejam mais ativos, na contramão do sedentarismo", garante o prefeito Bernardo Rossi.

Os resultados práticos dos benefícios do esporte são encontrados nos locais atendidos pelo programa. Um bom exemplo é a dona de casa Rosângela de Abreu, de 49 anos, que faz parte do núcleo do Agita Petrópolis no Bataillard. Portadora de epilepsia, ela destaca as mudanças na rotina com a inserção das atividades no seu dia a dia.  “O lado direito do meu corpo ficou bastante comprometido com as crises. Com as aulas, a minha coordenação motora melhorou significativamente”, conta, explicando ainda que faz uso de seis remédios controlados, mas que acredita que vai conseguir reduzir esse número com o apoio do esporte.

Portadora do mesmo distúrbio Ângela Luíza Valério, aluna do núcleo do Agita Petrópolis no Centro, garante que os benefícios para a saúde são diversos, além de ser uma forma de inclusão social. "Me sinto como parte de uma família nas aulas. Além disso, a ginástica me dá ainda mais disposição", contou Ângela, que está sempre acompanhada da irmã, Maria Regina Valério, nas aulas que acontecem no Centro de Cultura. "O médico recomendou e assim que as atividades começaram eu corri para me inscrever junto com ela. Para a saúde e desenvolvimento dela, o esporte é muito importante", disse.  

O Agita Petrópolis oferece de maneira gratuita aulas de ginástica, alongamento ou dança no Centro, Cascatinha, Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Siméria e Contorno de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei acontecem na Fábrica do Saber. Com a inserção de mais uma atividade no Contorno e do futebol em Itaipava, a prefeitura espera atender a mais de 100 novos alunos.

"Precisamos incluir, cada vez mais, a população no âmbito esportivo. Os benefícios para a saúde são diversos, além de agregar no convívio social dos alunos. Vamos aumentar a oferta nas comunidades ainda neste ano, garantindo que mais pessoas tenham acesso as mais diversas modalidades de maneira gratuita", garante Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

Além do programa regular, o governo municipal também mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais. A prefeitura também volta a realizar neste ano o Festival das Comunidades – programa itinerante pelas quadras comunitárias nos bairros da cidade.

Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.
Programação dos filmes em cartaz