Boa tarde!           Quinta 02/05/2024   15:06
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Estagiários do SOS Chuvas acompanham Vistorias da Defesa Civil
Estagiários do SOS Chuvas acompanham Vistorias da Defesa Civil
Programa criado pela atual gestão busca reduzir os prejuízos causados pelas Chuvas de Verão com Ações nas Comunidades

04/04/2019 - 15:45 - Os estagiários voluntários do SOS Chuvas acompanharam as equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias nas vistorias realizadas na manhã desta quinta-feira (04.04). Dessa maneira, os estudantes de arquitetura, engenharia e biologia inscritos no programa ganham conhecimento prático e aprendem como funciona o trabalho dos técnicos nas comunidades, ajudando a reduzir os prejuízos causados pelas chuvas de verão. As ocorrências atendidas contaram com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que realiza o cadastro das famílias caso seja necessário.

Um imóvel foi interditado na Rua Lopes Trovão, após a queda de uma barreira na semana passada. A proprietária do imóvel, Adriana dos Santos Neves, fez o cadastro com as assistentes sociais e será encaminhada para o programa Minha Casa Minha Vida. "O atendimento foi excelente. Eles foram muito solícitos e explicaram toda a situação. Acho que a integração entre os profissionais e os estudantes é importante, já que os mais jovens estão empolgados para aprender e ver como funciona", destacou.

Estagiário da Defesa Civil, o estudante de engenharia Sidney Luiz de Azevedo participou das vistorias e destacou a oportunidade de aprender mais sobre a cidade. "Alguns bairros eu não conhecia e passei a ver como é a realidade. Além do conhecimento técnico, também tem a parte humana, do contato com as pessoas", disse.

Criado pela atual gestão para impedir o avanço das ocupações e construções irregulares na cidade, o SOS Chuvas conta com estudantes das universidades Estádio de Sá e UCP que se colocaram à disposição da prefeitura para trabalhar nas áreas de Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente. Os técnicos da prefeitura fazem a capacitação dos estagiários em cada semestre para garantir que eles preparados para as atividades.

"Pretendemos tornar Petrópolis uma cidade resiliente, reforçando na população a cultura da prevenção a fim de reduzir os danos provocados pelas chuvas de verão em construções e ocupações irregulares. Essa união entre o poder público e as universidades, que é a mão de obra capacitada, é muito importante, pois os alunos estão em campo conhecendo a realidade da nossa cidade", destacou o prefeito Bernardo Rossi.

As ações do programa são direcionadas para a articulação e mobilização comunitária, com a distribuição de panfletos informativos e de orientação nos bairros; fiscalização e controle da ocupação desordenada e de proteção ambiental. No trabalho realizado em campo, os estagiários estão sempre acompanhados por um responsável técnico.

"Profissionalmente é indiscutível o ganho dos estudantes, pois acompanham profissionais competentes da prefeitura, desde geólogos, engenheiros e arquitetos. Eles vão além das paredes da sala de aula, conhecendo como funciona na prática”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, que também acompanhou o trabalho dos técnicos.

O programa da prefeitura segue aberto para os estudantes interessados em participar ao longo deste ano. Os alunos devem procurar a coordenação de seus cursos para se inscreverem. "Após o cadastro na universidade, vamos direcionar os alunos para as áreas que desejam atuar", completa o secretário de Defesa Civil.

Programação dos filmes em cartaz