Boa tarde!           Quinta 02/05/2024   15:06
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Câmara esclarece Posição com Relação ao Fim da Tração Animal
Câmara esclarece Posição com Relação ao Fim da Tração Animal
Câmara esclarece Posição com Relação ao Fim da Tração Animal 

04/04/2019 - 17:44 - A Câmara Municipal de Petrópolis volta a reafirmar que cumpriu todas as determinações legais relacionadas ao plebiscito que decidiu pelo fim da tração animal nas charretes durante o primeiro turno nas Eleições 2018. A Câmara não se omitiu em nenhum momento. Na parte jurídica, cabia ao Poder Legislativo apenas propor a consulta popular, tendo em vista que a regulamentação sobre o tráfego de veículos de tração no perímetro urbano é de competência do Poder Executivo. Qualquer lei de iniciativa legislativa estaria contaminada de vício formal e ofenderia o princípio da independência entre os poderes.

A demora na publicação do respectivo Decreto Legislativo, por parte da Câmara, ocorreu devido ao atraso na homologação do resultado por parte da Justiça Eleitoral. Só na última segunda-feira, dia 1º de abril, a Câmara foi oficialmente notificada, tendo providenciado um dia depois, na primeira sessão ordinária seguinte, a votação do respectivo Decreto, em obediência ao que diz o Regimento Interno da Casa e a Resolução do TRE-RJ que regulamentou o tema.

Sobre o acompanhamento do processo por parte da Câmara Municipal, no dia 25 de janeiro de 2019 foi instituída uma Comissão Especial para tratar do encerramento das atividades turísticas com a tração-animal no município de Petrópolis. O grupo de trabalho é formado pela vereadora Gilda Beatriz (MDB), vereador Antonio Brito (PRB), vereador Leandro Azevedo (PSD), vereador Marcelo Lessa (SD) e o vereador Marcelo da Silveira (PSB). A primeira reunião foi feita no dia 5 de fevereiro.

O objetivo foi de acompanhar as ações do Poder Executivo, que seria responsável, posteriormente ao plebiscito, pelo fim da atividade. Foram feitas reuniões com as partes interessadas, o Poder Executivo e com os parlamentares que compõem a comissão. Todo o processo legislativo foi executado cumprindo a responsabilidade conferida à Câmara Municipal de Petrópolis depois da decisão do pleito de outubro de 2018. 

Na reunião do dia 28 de Fevereiro, estiveram presentes representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS) e da Turispetro, além de membros da comissão. Já na reunião do dia 13 de março, estiveram presentes charreteiros, representes da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, membros da comissão e o presidente da Câmara. Na ocasião, ficou acertado que os charreteiros iriam se cadastrar, junto ao SAS, para que ela pudesse avaliar o perfil socioeconômico de cada um dos envolvidos na atividade, tal como as das suas famílias.

A Câmara Municipal de Petrópolis tem trabalhado, dentro de suas atribuições, para auxiliar as partes interessadas, além de fiscalizar as ações do Poder Executivo, que é o responsável legal pela processo de encerramento da atividade turística com tração animal no município.
Programação dos filmes em cartaz