Boa tarde!           Tera 07/05/2024   14:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > DemoDayBrazilLAB 2019: Startups com Soluções Inovadoras para os Municípios
DemoDayBrazilLAB 2019: Startups com Soluções Inovadoras para os Municípios
Prefeito Bernardo Rossi participou da banca de votação que julgou as melhores soluções

28/03/2019 - 16:06 - Gestores municipais de todo o Brasil puderam conhecer de perto as soluções tecnológicas inovadoras que podem auxiliar municípios no desenvolvimento de diversos setores durante o DemoDayBrazilLAB 2019, realizado nessa quinta-feira (28.03) em São Paulo. O prefeito Bernardo Rossi também participou do evento e votou nos projetos. As três startups escolhidas sugerem soluções nas áreas da assistência social, evasão fiscal no setor público e saúde.

“Foi uma experiência importante. Prefeitos de várias cidades do Brasil participaram do evento que mostrou o que nós em Petrópolis estamos buscando e trabalhando, que é a desburocratização dos serviços, o uso de aplicativos para facilitar a comunicação entre o poder público e a população. As startups apresentadas são importantes e mostraram possibilidades diferentes de gestão para as prefeituras”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Bernardo Rossi destacou ainda que a prefeitura participou da mentoria de algumas criações. “O Departamento de Ciência e Tecnologia da SDE, participou do processo realizando mentoria para seis dos 54 projetos inscritos no BrazilLab, mostrando que Petrópolis está antenada com a questão da inovação e tem interesse em colocar em pratica novos projetos que podem auxiliar o poder público a manter uma gestão eficiente”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Em primeiro lugar ficou a startup GSUAS,  que administra o Sistema Único de Assistência Social, auxiliando na identificação de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social (mulheres vítimas de violência, jovens em cumprimento de medida socioeducativa, crianças e idosos em risco). Na segunda colocação foi apontada a Fábrica de Negócios – que combate a evasão fiscal no setor público visando a recuperação de receita e redução do tempo de auditoria e, em terceiro, a UPSaúde que mantém um sistema que gerencia o agendamento de consultas medicas por aplicativo.

Essas startups poderão ser implantadas nas prefeituras que se interessarem pelos projetos – sem custo para o poder público.  “Essa é a melhor noticia para as prefeituras. Vamos analisar as criações de acordo com a necessidade do nosso município e escolher o que poderá ser articulado para a implantação na nossa cidade. Todas as startups são interessantes para Petrópolis”, afirmou Bernardo Rossi.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, a experiência para o poder público foi enriquecedora porque as startups criadas e que participaram do evento levaram em conta as soluções necessárias em áreas importantes como inclusão social, segurança pública e cybersecurity, saúde e educação empreendedora.

“Os maiores desafios das cidades brasileiras foram identificados e trabalhados como a questões relacionadas a infraestrutura e conectividade, conteúdo digital, segurança e integridade dos dados, processo de contratação, habilidades digitais, inclusão digital e burocracia. Agora, cabe ao poder público articular a implantação de projetos inovadores que poderão fazer a diferença na gestão. Muito importante para Petrópolis marcar presença nessa discussão. Continuaremos mapeando as necessidades e correndo atrás de soluções inovadoras para a nossa cidade”, afirmou Marcelo Fiorini.

O  DemoDayBrazilLAB 2019 é um evento que conclui o 3ª ciclo do Programa de Aceleração do BrazilLAB. Desde o inicio do projeto, já foram inscritas 650 startups, 55 delas foram aceleradas e 14 já estão implantadas em Estados e municípios.
Programação dos filmes em cartaz