Boa tarde!           Tera 07/05/2024   14:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > 8ª Conferência Municipal da Cidade define 39 integrantes do Comcidade
8ª Conferência Municipal da Cidade define 39 integrantes do Comcidade

28/03/2019 - Primeira reunião com novos membros acontece no próximo dia 1º na Casa dos Conselhos.  Planejar as ações a serem implementadas pelo poder público em diferentes áreas para orientar e estruturar o crescimento da cidade nas próximas décadas, tendo como base a participação dos petropolitanos. Com este objetivo mais de 100 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal da Cidade, realizada na noite de quarta-feira (27.03) no auditório da FMP/FASE. O evento é organizado pelo governo municipal e pelo Conselho Municipal da Cidade (ComCidade). Principal conselho do município, o Comcidade teve 29 representantes da sociedade civil (membros dos 28 conselhos municipais) definidos durante o encontro; além do anuncio dos três representantes do legislativo e sete do governo, totalizando os 39 membros do Comcidade, que irão discutir os rumos do município ao longo de um ano.
“O Comcidade tem representantes de todos os demais conselhos e neste ano será conduzido pela sociedade civil, o que é muito importante. O Conselho é um instrumento fundamental no processo de tomada de decisões sobre as políticas a serem executadas pelo município. A gestão pública precisa da participação da sociedade e nós contamos com a participação de todos vocês nas reuniões que irão acontecer já a partir da próxima semana”, destacou o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano, que conduziu a conferência.

“Estamos muito honrados em receber aqui na Fase a Conferencia da Cidade, pois entendemos que o Comcidade é o conselho que tem o papel mais importante no município, em especial em um momento em que ele será conduzido pela sociedade”, pontuou a supervisora geral da FMP/Fase, professora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

A participação social nas políticas públicas foi o tema da palestra ministrada pelo arquiteto e urbanista Vivente de Paula Loureiro, que destacou a participação da sociedade no conselho é ainda mais essencial em uma cidade com características tão peculiares como Petrópolis. “A cidadania é vinculada ao local em que se vive. Os franceses utilizam o conceito de “la ville e la cité”. La Ville representa a cidade concreta e “la cité”, que está relacionada a forma com a população interage, a como se controle a vida nas cidades. É fundamental que a sociedade participe, opine, discuta e defina junto com o poder público quais serão as prioridades. O prefeito é o gestor do município, mas a participação social é fundamental pois é o que permite que as medidas e ações do governo sejam mais acertadas”, frisou.  

O urbanista Vicente Loureiro destacou ainda a importância de que a sociedade civil ajude a apontar ao governo que questões devem ser priorizadas no planejamento da cidade, o que vai ao encontro das colocações do Secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos. “A participação de todos é fundamental para que a gente consiga avançar não só durante o governo Bernardo Rossi, mas para o planejamento dos próximos 20, 30, 40 anos da nossa cidade”, afirmou.   

Ao fim da após a palestra foram definidos os nomes dos 29 membros da sociedade civil, que irão compor o Comcidade em 2019, assim como dos seus suplentes. “O Comcidade tem 39 cadeiras. Sete delas designadas pelo governo; três indicadas pelo legislativo e 29 destinadas a representantes da sociedade civil que - de acordo com a legislação que criou o Conselho há quase 10 anos - devem ser indicados pelos 28 conselhos existentes na cidade”, explicou o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Damir Caetano.

A primeira reunião do Comcidade está marcada para o dia 1º de abril, às 18h, na Casa dos Conselhos Ângelo Zanata. Na ocasião será feita a votação da composição da mesa e definido quem entre os 29 representantes da sociedade irá presidir o Comcidade em 2019. 
Programação dos filmes em cartaz