Boa noite!           Tera 07/05/2024   03:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Programa de Petrópolis é referência para 18 municípios do Norte e Nordeste do Estado
Programa de Petrópolis é referência para 18 municípios do Norte e Nordeste do Estado

Defesa Civil nas Escolas foi apresentado pelo prefeito Bernardo Rossi aos membros do Cogesdec

27/03/2019 - 14:44 - O prefeito Bernardo Rossi apresentou o Defesa Civil nas Escolas para membros do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) nesta terça-feira (26.03). Participaram 26 representantes de 18 municípios que vieram conhecer a implementação do programa nas salas de aula. Além disso, os gestores visitaram a Escola Municipal Paulo Freire e acompanharam na prática o desenvolvimento das atividades. Criado para desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos entre as crianças e adolescentes em Petrópolis, o programa insere os temas Defesa Civil e Educação Ambiental nas salas de aula das redes municipal, estadual e particular. 

“É uma grande honra apresentar um programa criado pela nossa gestão para outros municípios. Se o Defesa Civil nas Escolas fosse criado no passado, o nosso presente seria completamente diferente”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, garantindo que a prefeitura segue realizando outras ações de prevenção aos desastres de origem natural, além de retomar programas habitacionais. Com 920 unidades concluídas até julho, a atual gestão registra o marco de ter desenvolvido a maior produção habitacional já realizada na cidade.

“Em outra frente de trabalho, retomamos programas habitacionais, para destinar imóveis para pessoas que vivem em área de risco ou em algum momento já foram vítimas de desastres das chuvas e perderam suas casas. É importante destacar que trabalhamos de diversas formas pensando na população da nossa cidade”, frisou o prefeito Bernardo Rossi.

O Cogesdec representa todos os 18 municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado. A visita teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido em Petrópolis, buscando mais informações para tentar implementar a atividade em suas cidades. Os gestores destacaram a importância de desenvolver os assuntos dentro da sala de aula, conscientizando os jovens.

“Nos países de primeiro mundo, as crianças aprendem a como se comportar em caso de ocorrências. O trabalho desenvolvido em Petrópolis, através de força de lei, é uma demonstração que é possível fazer também aqui no nosso país”, disse Edimaldo Ferreira de Araújo, superintendente de Defesa Civil de Porciúncula, explicando que a pasta desenvolve trabalhos pontuais dentro das escolas, sem a produção ser obrigatória na rede.

“É um grande sonho desenvolver o trabalho de prevenção aos desastres de origem natural com as crianças. Viemos aprender um pouco como funciona para tentarmos implementar na nossa cidade”, afirmou Roberto Júnior, Coordenador de Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana, município que conta com cerca de três mil alunos na rede municipal de ensino.

Genuinamente petropolitana, a lei insere os temas Defesa Civil e Educação Ambiental no ambiente escolar, oferecendo a oportunidade das crianças e adolescentes desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. No ano passado – primeiro ano da política pública - foram realizadas 170 atividades dentro do Defesa Civil nas Escolas, com a participação de 103 colégios da rede, oito particulares e um estadual.

“Ampliamos neste ano para as escolas da rede pública e privada que contam com educação infantil. Outra novidade é a inclusão do bem-estar animal como tema de discussão em sala de aula. Transformar a forma de pensar e de agir da população passa diretamente pelo ensinamento nas escolas”, afirmou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Na Escola Municipal Paulo Freire, os gestores acompanharam o trabalho desenvolvido em sala de aula, com a criação de cartazes e colagens. A instituição de ensino possui 147 alunos com necessidades especiais e foi a primeira a entregar a atividade neste semestre, abordando as ameaças de inverno: incêndios florestais, estiagem e educação ambiental.

“A gente sempre pede para que eles tragam a realidade dos seus bairros para que seja desenvolvida a atividade”, explicou a professora Roseni Egídio, que ajudou a desenvolver os trabalhos do Defesa Civil nas Escolas.

Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública. A contemplação acontece dentro da campanha nacional #EducarParaPrevenir, criado pelo órgão nacional para as melhores atividades do país focadas em ERRD – Educação em Redução de Riscos de Desastres.

Sobre o Cogesdec

O Conselho foi criado em 2010, sendo composto por 18 municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.  Tem como finalidade a promoção e o desenvolvimento das Defesas Civis do Norte e Noroeste Fluminense, com a ampliação das ações antecipadas referentes as ameaças das cidades representadas.

Programação dos filmes em cartaz