Boa noite!           Tera 07/05/2024   19:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Defesa Civil nas Escolas será apresentado no Encontro Regional de Defesa Civil
Defesa Civil nas Escolas será apresentado no Encontro Regional de Defesa Civil

Programa pioneiro em Petrópolis acontece nas salas de aulas das redes municipal, estadual e particular

27/03/2019 - 14:19 - Inédito no país e premiado nacionalmente, o Defesa Civil nas Escolas será apresentado no Encontro Regional de Defesa Civil Serrana, que será realizado nesta quinta-feira (28.03) em Teresópolis. Representantes de 20 municípios – todos que fazem parte da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região – trocam experiências e apresentam ferramentas de apoio que ajudam os gestores das cidades nos momentos de crise ou de grandes ocorrências. A prática pioneira em Petrópolis com os estudantes será um dos destaques do encontro entre os profissionais.

A programação do encontro oferece o debate sobre a importância da articulação entre os municípios; apresentam as boas práticas efetuadas pelas cidades; pontos de observação ou melhorias implementadas no município; indicações sobre o que pode ser feito para fortalecer o Sistema de Proteção e Defesa Civil. O programa genuinamente petropolitano é a principal aposta do governo municipal na prevenção dos desastres de origem natural.

“O Defesa Civil nas Escolas é um programa que está ganhando o reconhecimento de outros municípios, que estão buscando as boas práticas desenvolvidas na nossa cidade. Além do programa, também fazemos uma série de ações nas comunidades, dentro dos planos de contingência de inverno e de verão”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. 

A política pública insere os temas Defesa Civil e Educação Ambiental no ambiente escolar, oferecendo a oportunidade das crianças e adolescentes desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. No ano passado – primeiro ano da política pública - foram realizadas 170 atividades dentro do Defesa Civil nas Escolas, com a participação de 103 colégios da rede, oito particulares e um estadual.

“Até o final deste semestre vamos superar esse número de atividades realizadas”, garante o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, explicando que serão abordadas as ameaças de inverno, que são os incêndios florestais e a estiagem.

“Transformar a forma de pensar e de agir da população passa diretamente pelo ensinamento nas escolas. A criança propaga a informação, levando o conhecimento para dentro de casa, conversando com os pais e os parentes. Precisamos trabalhar a prevenção de desastres em todas as idades”, frisa o secretário. 

Neste ano, o Defesa Civil nas Escolas foi ampliado para as escolas da rede pública e privada que contam com educação infantil. Outra novidade é a inclusão do bem-estar animal como tema de discussão em sala de aula. Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública.

“O reconhecimento nacional é uma comprovação de que estamos no caminho certo, reduzindo os riscos de desastres. Precisamos conscientizar as crianças e os adolescentes sobre os riscos que existem na nossa cidade, trabalhando a prevenção aos desastres de origem natural”, completa Paulo Renato.
 

Programação dos filmes em cartaz