Boa noite!           Tera 07/05/2024   20:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > História Viva: Projeto leva Alunos da Rede Municipal para conhecer História dos Pontos Turísticos
História Viva: Projeto leva Alunos da Rede Municipal para conhecer História dos Pontos Turísticos
"Turismo histórico: a Petrópolis que não se vê"

25/03/2019 - 14:41 - “Petrópolis, que beleza! Que lugar encantador! Já, assim, dizia a nobreza, na corte do imperador”. A trova, de Gilson Faustino Maia é apenas uma amostra das criações que hoje embelezam o monumento que fica na Praça dos Trovadores, na Praça Dom Pedro. A praça, foi um dos locais visitados nessa segunda-feira (25.03) por 33 alunos da EM Geraldo Ventura Dias, através do projeto "Turismo histórico: a Petrópolis que não se vê", iniciativa da Casa da Educação Visconde de Mauá. A ação, que tem como objetivo fazer uma aula passeio com alunos da rede municipal, ainda está aceitando inscrições para o cronograma de visitas 2019.

Podem participar alunos matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas pelas direções das escolas através do telefone: 2246- 8659.

“A ideia é levar os alunos nos pontos turísticos, falar sobre a história desses locais e tirar as dúvidas dos jovens. Muitos alunos conhecem os pontos, mas, não tem ideia do porquê eles foram criados, o que eles homenageiam e qual a importância para a história da cidade”, afirma Norton Ribeiro, professor de história, responsável pelo projeto.

Durante a visita na Praça dos Trovadores, os alunos tiveram a oportunidade de conversar sobre a riqueza literária das trovas com integrantes da União Brasileira de Trovadores. “A praça é uma homenagem aos trovadores da cidade. A trova é uma composição de quatro versos, muito interessante de se estudar. A ideia é que os alunos possam se apropriar desse conhecimento e criar as suas trovas, chamando atenção para o conhecimento literário”, disse a presidente da UBT, Catarina Santos.

A professora de ciências, Jane Lima Brasil, falou sobre a animação dos alunos. “Eles adoram essas atividades fora do ambiente escolar. O projeto é uma aula pratica riquíssima em conhecimento e o que percebo, é que muitos estudantes não conhecem a história por trás de tantos monumentos e prédios. Valorizar o conhecimento é uma meta da educação e essa iniciativa é muito interessante”, contou.

Kethellyn Kauany, de 12 anos, aluna do 6º ano, aprovou o passeio diferente. “Achei tudo muito bonito. Não conhecia a Praça dos Trovadores e, como gosto muito de ler e já pensei em escrever poemas, estou animada para estudar sobre as trovas para arriscar escrever. Sempre me falaram que a história de Petrópolis é muito rica, mas, não tinha prestado atenção em tantos detalhes, por isso valeu a pena participar dessa aula passeio”, contou.

Além da Praça dos Trovadores, o roteiro do projeto há pontos como a antiga estação ferroviária do centro (terminal), o Hotel Max Meyer e sua história (atual prédio das lojas americanas), local da primeira exibição de cinema de Petrópolis (atual edifício Profissional), Fábrica São Pedro de Alcântara e a Igreja Luterana.

“Conversamos sobre a data de criação dos monumentos, falamos sobre as características físicas dos prédios, falando também sobre o que funciona hoje em dia nesses locais”, explica Norton Ribeiro.

“Essa é uma iniciativa que fortalece tudo o que é repassado para os alunos nas salas de aula. Os jovens adoram participar de atividades diferenciadas e acabam repassando tudo o que aprendem na própria escola e também nas suas comunidades”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

“Levar os alunos da rede municipal ao passeio elaborado pela Casa da Educação Visconde de Mauá vai além de visitar pontos turísticos, mas, mergulhar na história da cidade guardada em cada praça, monumento, casarão e se apropriar de detalhes e curiosidades que muitas vezes os livros não divulgam”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Cristine de jesus, de 11 anos, também aprovou a iniciativa. “Descobri coisas novas sobre a minha cidade. O mais legal é que vou poder conversar sobre isso com os meus amigos”. 
Programação dos filmes em cartaz