Boa noite!           Sexta 26/04/2024   21:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > A importância da autoestima é tema de bate-papo
A importância da autoestima é tema de bate-papo

22/03/2019 - Ação comemora o mês da Mulher

“Para controlar a sua vida é preciso controlar suas palavras, pensamentos e atitudes. Ninguém, a não ser você é dono da sua mente”. A frase foi apenas uma das propostas que surgiram durante o bate-papo sobre a importância da autoestima feminina realizado nessa sexta-feira (22.03) na Casa da Educação Visconde de Mauá, em comemoração ao mês da Mulher. Participaram do encontro a escritora Silvana Coelho e estudantes das escolas Clemente Fernandes e Paroquial São Pedro de Alcântara.

“A ideia foi a de promover essa conversa sobre o universo feminino, mostrando o quanto é importante a valorização da mulher. A autoestima mexe no nosso comportamento e a mensagem que gostaríamos de passar é a de a mulher pode e deve se curtir, se sentir mais leve, acreditar no potencial, sempre mantendo a autoproteção”, disse Jaqueline do Valle, psicóloga que foi responsável pela mediação do bate-papo.

Na ocasião, a escritora Silvana Coelho - graduada em turismo e em marketing de serviços, palestrante e comunicadora desde 1996 - contou um pouco da sua experiência e deu dicas para o público feminino. “Como todas as mulheres já passei por muitas situações diferentes, mas, o mais importante, é que aprendi com cada uma delas e sobrevivi. Aprendi a dar um basta em tudo o que não me acrescentava e passei a acreditar em mim. Não foi fácil, mas aprendi a ter muito respeito por mim mesma. Mas é importante salientar que esse é um exercício diário e todas as mulheres, em algum momento da vida, enxergam isso”, disse.

Silvana escreveu, há dois anos, o livro “Sozinha ou mal acompanhada? Você decide” e, segundo ela, o título mudou a sua vida. “Me reinventei e consegui traduzir tudo isso através das palavras. A gente precisa mudar, acreditar no seu próprio potencial todo dia. Para as adolescentes, o meu conselho é o de se respeitar sempre, em todas as situações, manter um diálogo franco com as pessoas com quem se relacionam e, acima de tudo, elas cuidar do seu corpo e mente. Importante também falar sobre a autoproteção. Quando falamos em violência, lembramos sempre das agressões físicas, mas, as agressões também podem ser psicológicas e causar estragos permanentes. Peçam ajuda quando precisarem e estejam sempre atentas”, contou Silvana.

Sebastiana Germir, de 71 anos, aluna da Educação de Jovens e Adultos da Escola Paroquial São Pedro de Alcântara, ficou animada com o encontro e falou sobre a sua experiência com a autoestima. “Voltei a estudar e é por isso que estou tão feliz e me sentindo muito especial. É um dos melhores momentos da minha vida e para mim, felicidade é me sentir bem e realizada, independente da minha história de vida ou idade”, disse durante o bate-papo

O encontro também contou com a participação especial de duas cantoras do Coral dos Anjos, Hosana Cristina Macedo e Tainara Claudino. Na ocasião, elas cantaram para o público. “Adorei o convite e fazer parte desse bate-papo. Falar sobre o empoderamento feminino nunca é demais e é ótimo contar com espaços para discussões como esse”, disse Tainara.

“A mulher deve ter voz e ser respeitada. Essa é uma luta diária e todas nós temos que participar”, acrescentou Hosana.

Os bate-papos na Casa da Educação ocorrem mensalmente, sempre com temas diferenciados. As escolas interessadas em agendar a participação devem entrar em contato através do telefone 2246-8659.

Programação dos filmes em cartaz