Bom dia!           Sexta 26/04/2024   06:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > 7 Escolas recebem o Proppaz no Primeiro Semestre de 2019
7 Escolas recebem o Proppaz no Primeiro Semestre de 2019
Cerca de 400 Estudantes vão participar do Curso

07/03/2019 - 13:12 - A Guarda Civil e a Secretaria de Educação definiram as sete escolas que vão receber o Programa Promotores da Praz (Proppaz) no primeiro semestre de 2019. O curso será aplicado na Aberlardo de Lamare (Caxambu), Clemente Fernandes (24 de Maio), Johann Noel (Bingen), Jorge Amado (Estrada da Saudade) e Amélia Antunes Rabello (Madame Machado), além da escola particular Metodista e, pelo terceiro ano consecutivo, a Comac. As aulas vão começar ainda em março e vão abranger cerca de 400 estudantes de 8º e 9º anos.

O programa existe há 10 anos e já formou cerca de 3,6 mil alunos como promotores da paz. Desde 2017, o curso foi fortalecido e conta com o apoio de diversas áreas da prefeitura – desde então, 1.428 estudantes de 12 colégios participaram das aulas. No ano passado, ele foi formalizado em lei, o que transformou o Proppaz em política pública permanente nas escolas do município.

“Essa é uma iniciativa extremamente importante para o futuro da nossa cidade, porque transforma a vida desses jovens. Os estudantes aprendem lições fundamentais para eles e, depois, seguem espalhando essa mensagem pela escola, pela família, pela comunidade onde moram. Eles se tornam propagadores dessa mensagem tão bonita deixada pelos guardas”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Esse ano, além dos instrutores Leandro Melo e Augusto Carvalho, o Proppaz vai contar ainda com o guarda Marcelo Ferreira durante todo o período e também com o apoio dos agentes Eduardo Coelho e Rodrigo Brito na parte esportiva do programa. O curso segue a mesma mecânica dos últimos anos, dividido em três etapas.

A primeira (“Construindo Conhecimento”) envolve 15 aulas de 50 minutos para tratar de cultura de paz, valorização da família, noções de cidadania, educação ambiental, educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas e motivação. Nesta etapa, ocorre ainda uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo canil da Guarda Civil para detecção de drogas e segurança de grandes públicos. A cada aula apresenta exemplos de figuras que promoveram a paz ao longo da história, tais como Martin Luther King Jr., Stefan Zweig, São Francisco de Assis, Chico Xavier, Mahatma Gandhi, Betinho, Chico Mendes, Irineu Evangelista, Santos Dumont, Madre Teresa, Irmã Dulce, Nelson Mandela e Jesus Cristo.

Em seguida, ocorrem os “Jogos da Paz”, quando os estudantes participam de atividades lúdicas e esportivas junto com os instrutores do curso.

Por fim, acontece o “Guarda por um dia”, em que os adolescentes visitam pontos turísticos da cidade e conhecem um pouco do serviço dos agentes, como a proteção ao patrimônio público, trabalho do Grupamento de Operações com Cães, do Grupamento de Proteção Ambiental, orientação e controle de trânsito, entre outros.

“Esse ano nós vamos continuar atendendo os distritos, incluindo entre as escolas escolhidas a Amélia Antunes Rabello, de Madame Machado. Além disso, estamos voltando para algumas unidades depois de um ano de intervalo, o que permite abranger outros alunos. É o caso da Jorge Amado e do Metodista. E continuamos com a parceria com a Comac, que tem o Proppaz como uma ferramenta importante para alunos do projeto “Eu Construo o Amanhã””, explica a comandante interina da Guarda, Cláudia da Conceição.

“O Proppaz é uma ação importante para as escolas da rede municipal. Os agentes que atuam diretamente com os alunos constroem uma relação de amizade e respeito, o que faz com que esses jovens se sintam à vontade para tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos. A aproximação com os jovens e também com as equipes das escolas vem sendo positiva desde que o programa começou. Agradeço a Guarda pelo carinho e dedicação”, afirma a secretária de Educação, Márcia Palma.
Programação dos filmes em cartaz