Boa tarde!           Domingo 05/05/2024   15:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Sala de Leitura Mauá é ampliada: Espaço conta com mais de 4 Mil Livros
Sala de Leitura Mauá é ampliada: Espaço conta com mais de 4 Mil Livros
Consultas e empréstimos de livros podem ser feitos por todos os petropolitanos 

24/02/2019 - 06:50 - Coleção Princesa Isabel de fotografias do século XIX; Debret e o Brasil; Dez contos para canções de Chico Buarque e Onze noites em Jerusalém, de Pedro Paixão. Esses são alguns títulos que podem ser encontrados na Sala de Leitura Mauá, da Casa da Educação Visconde de Mauá. Inaugurado em 2017, o espaço foi ampliado no inicio desse ano com a inauguração da Sala da Leitura Infanto juvenil. Atualmente o acervo conta com aproximadamente 4 mil títulos e o mais importante: a consulta e o empréstimo podem ser feitos por todos os petropolitanos. 

Diariamente, a Sala de Leitura recebe a visita de aproximadamente 30 pessoas – grande parte alunos da rede municipal de Educação. 

“Ao aproximarmos as crianças da leitura estamos preparando adultos mais conscientes e interessados, por isso, a ampliação da Sala de leitura é uma ótima notícia para as escolas e CEIs da rede. Todas as unidades escolares podem prestigiar esse ambiente que é rico em conhecimento”, disse o prefeito Bernardo Rossi. 

A nova sala - que já funcionou como depósito – foi pintada e ganhou uma nova cara com estantes, parede azul e uma mesa. 

“A Sala de Leitura é um sonho realizado e uma conquista de toda equipe da Casa da Educação que se dedica a preparar o espaço para atender os alunos sempre com muito conforto e carinho. Aproveitamos mais um espaço da Casa para ampliar a Sala de leitura, tornando-a ainda mais aconchegante para os jovens que a frequentam. Vale salientar que também preparamos periodicamente contações de história nesse espaço e as escolas são sempre muito bem-vindas para participar desses momentos”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul. 

Alguns títulos possuem mais de um exemplar, justamente para garantir o empréstimo para os alunos. Quem gosta dos clássicos pode aproveitar para ler Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado; O Senhor do Mundo, de Júlio Verne; Lira dos 20 anos de Álvares de Azevedo e Quincas Borbas, de Machado de Assis, mas, além de títulos históricos, a Sala de Leitura tem também exemplares infantis como Sítio do Pica Pau Amarelo; A busca do Cavaleiro, Wabi Sabi e o livro sonoro do Gato de Botas. 

“Há ainda o espaço da Gibiteca. Pedagogicamente todos os educadores sabem o quanto é importante para os estudantes esse contato com leituras diferenciadas. O gosto pelo conhecimento começa desde cedo e a Casa vem promovendo atividades diferenciadas que conquistam cada vez mais leitores na Casa da Educação Visconde de Mauá”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma. 

Entre os projetos que funcionam na Biblioteca Mauá está o “Guardiões da Literatura”. O projeto consiste em estimular cada aluno inscrito no empréstimo de livros da biblioteca a ler pelo menos 20 livros ao longo do ano. Os que alcançam a meta ganham um boton e participam de uma premiação especial no final do ano. 

Juliana Faria do Carmo, aluna do 4º ano da Escola Santa Luiza de Marillac, ficou em 2º lugar na premiação do ano passado: ela leu 48 títulos em 2018. “Eu adoro ler e gosto ainda mais de ler aqui na Casa. Aprendi muitas coisas com os livros que eu conheci”, disse. 

Yasmin Raeder, aluna da Escola Santa Maria Gorette também é uma frequentadora assídua da Sala de leitura. “A sala é aconchegante 

Quem quiser se inscrever para consulta e empréstimo de livros deve levar para a inscrição identidade, comprovante de residência, email e dois contatos telefônicos. Cada livro pode ficar em posse da pessoa cadastrada por 15 dias. A Casa da Educação fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03. 

Casa da Educação oferece Atividades Extracurriculares 

Além da Biblioteca Mauá, a Casa da Educação Visconde de Mauá atende alunos da rede municipal no contraturno escolar. “Além do espaço para consulta e empréstimo de livros a Casa da Educação atende aproximadamente mil alunos e cursos e oficinas extracurriculares como judô, capoeira, informática, inglês e ballet, mas, além disso, a Casa abriga regularmente exposições e oficinas artísticas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi. 
Programação dos filmes em cartaz