Bom dia!           Domingo 05/05/2024   06:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Espaço Empreendedor registra 907 Atendimentos só em Janeiro de 2019
Espaço Empreendedor registra 907 Atendimentos só em Janeiro de 2019
O número é 48,3% maior na comparação com o mesmo período do ano passado 

Atendimento especializado para quem deseja abrir um negócio em Petrópolis 

17/02/2019 - 08:00 - O que uma pessoa que deseja empreender na cidade deve fazer? Qual o primeiro passo? Em que região da cidade pode ser aberto um determinado tipo de comércio? Essas são algumas perguntas que surgem na hora em que uma pessoa decide abrir um negócio. Em Petrópolis, os empresários têm uma vantagem: encontram no Espaço Empreendedor um local onde todas as dúvidas podem ser solucionadas e o melhor: podem realizar sem necessidade de agendamento prévio a consulta de viabilidade. Por conta das facilidades encontradas no EE, o poder público vem registrando um aumento significativo no número de atendimentos ao longo dos meses. Em janeiro de 2019 foram 907 atendimentos, um aumento de 48,3% em relação ao número de registros no mesmo período do ano passado: 612. 

“Desburocratização é o caminho para os municípios estimularem o crescimento dos novos negócios e Petrópolis vem se destacando nessa área, com a implantação do alvará on-line e com as leis de incentivo que simplificam a abertura de novas empresas, como as microcervejarias. O processo não é mais tão demorado e o mais importante, que é a consulta de viabilidade, ou seja, conferir se o tipo de negócio pode ou não ser aberto em uma região específica do município, é uma pesquisa que pode ser feita na hora do atendimento, no Espaço Empreendedor”, afirma o prefeito Bernardo Rossi. 

Quem deseja empreender deve ficar atento: ao procurar o EE deve levar documentos como CPF, RG, título de eleitor e endereço e cep de onde ficará a empresa. 

“Esse é o primeiro passo, mas, se o empresário ainda estiver com dificuldades com relação ao tipo de alvará que ele precisa ele também pode procurar o atendimento no EE. Os profissionais que atuam no Espaço podem tirar dúvidas com relação a inscrição de Microempreendedor Individual, solicitação de incentivos fiscais e, ainda, a possibilidade de microcrédito”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini. 

A desburocratização dos serviços foi um dos fatores que levou o município a conquistar o 2º lugar no Programa Cidades Empreendedoras promovido pelo Sebrae Rio em todo o estado em 2018. 

“O EE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estão sempre de portas abertas para tirar dúvidas e receber os empresários petropolitanos”, afirma Marcelo Fiorini. 

Número de atendimentos no início do ano 

Do total de atendimentos registrados no Espaço Empreendedor em janeiro deste ano, 522 são referentes à Jucerja – Junta Comercial do Rio de Janeiro - como registro de empresas, processos e protocolo e os demais - 355 - são referentes a outras secretarias como Departamento de Trabalho e Renda, protocolo geral e solicitação de microcrédito pela AgeRio. 

“O atendimento no EE ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser. Não é necessário agendamento prévio para o atendimento. Nosso próximo passo será oferecer os atendimentos do EE na internet, para facilitar ainda mais a vida de quem deseja investir na nossa cidade”, contou Eduardo Barbosa, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo EE. 

No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Informações sobre alvará, Autenticação de livro, Consultoria Jurídica, Jucerja, Nota Fiscal Eletrônica, Registro de empresas, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Os empresários podem, ainda, cadastrar as vagas disponíveis nas empresas no Balcão de Empregos do Detra – Departamento de Trabalho e Renda. O Centro Administrativo fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846. 

Programação dos filmes em cartaz