Bom dia!           Domingo 05/05/2024   11:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Profissionais de Ensino das Redes Particular e Estadual participam de Treinamento na Defesa Civil nesta Terça - dia 12/02
Profissionais de Ensino das Redes Particular e Estadual participam de Treinamento na Defesa Civil nesta Terça - dia 12/02
Colégios foram convidados para particular da política pública de Defesa Civil nas Escolas

11/02/2019 - 17:05 - As 71 escolas particulares e as 11 estaduais de Petrópolis estão convidadas para inserirem a política pública de Defesa Civil nas Escolas na grade de ensino. A reunião que vai apresentar o programa acontece nesta terça-feira (12.02), às 14h, na Sala de Cooperação da Defesa Civil. A ideia é que as instituições de ensino participem voluntariamente do programa, obrigatório em toda a rede municipal. Iniciativa da prefeitura, a lei permite aos alunos desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos.

“A participação de todas as escolas da cidade é importante nesse processo de redução de riscos de desastres. O Defesa Civil nas Escolas é uma medida a longo prazo, que vai garantir um futuro mais resiliente para a nossa cidade. A Defesa Civil está cada dia mais próxima das comunidades e também dos alunos“, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

As escolas presentes no encontro também serão convidadas para participarem da capacitação dos profissionais de ensino, que acontece nos dias 18 e 22 de fevereiro na Câmara Municipal. Petrópolis é pioneira no país com a lei da Defesa Civil nas Escolas, que foi sancionada e publicada em Diário Oficial, que busca garantir um futuro mais seguro para os petropolitanos.

Segundo o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, a participação das escolas particulares e estaduais vai garantir que mais jovens tenham acesso ao programa.

“Desde o ano passado, abrimos a nossa política pública para todas as instituições interessadas. A ideia de transformar a forma de pensar da população passa diretamente pelo ensinamento nas escolas. Precisamos trabalhar desde a infância a percepção de riscos para reduzirmos os riscos de desastres”, frisa Paulo Renato.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município - e um déficit habitacional de 12 mil casas, a política pública é mais uma ação da prefeitura de prevenção aos desastres naturais. A iniciativa vai reforçar todas as ações que trabalham a importância da prevenção não só no ambiente escolar, mas também na comunidade.

“A prevenção aos desastres de origem natural é um marco na gestão do prefeito Bernardo Rossi. Vamos continuar trabalhando dessa maneira, pensando e agindo de forma antecipada”, completa o secretário de Defesa Civil.

Bem-estar animal também será abordado

Principal novidade para este ano dentro da política pública, a inclusão dos tema bem-estar animal vai permitir que os alunos fortaleçam a compaixão e o respeito pelos bichos. Serão abordados assuntos como maus-tratos, posse responsável e diga para os animais e, principalmente, a questão do abandono - crime ambiental com pena de reclusão. Além disso, o Defesa Civil nas Escolas vai chegar aos colégios que possuem educação infantil.
Programação dos filmes em cartaz