Boa noite!           Domingo 05/05/2024   05:46
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Vigilância Sanitária realiza nova edição do Curso de Manipulação de Alimentos
Vigilância Sanitária realiza nova edição do Curso de Manipulação de Alimentos
Fiscais sanitários inicia o cronograma de cursos realizados mensalmente

09/02/2019 - 08:30 - Estão abertas as inscrições para a 17ª turma sobre Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos, que será realizado na próxima segunda-feira (11.02), das 9h às 13h. Realizado uma vez ao mês, o curso já capacitou cerca de 800 pessoas, com orientações sobre práticas que evitam a contaminação de alimentos. A capacitação é voltada para profissionais do segmento de alimentação de diferentes ramos, como restaurantes, supermercados, food trucks, bares, lanchonetes, entre outros e público em geral. O curso é gratuito e tem capacidade de 50 alunos.

A primeira aula do ano será ministrada na sede da Defesa Civil, na rua Buarque de Macedo, 128 – Centro. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2246-9209 ou 2246-9041 e pelo e-mail covisapetropolis@gmail.com. As aulas são ministradas por técnicos da Vigilância Sanitária que passam orientações sobre o manuseio a armazenamento dos alimentos, de acordo com as especificidades do produto e tipo de empreendimento. Apesar de ser voltado para profissionais, o curso tem atraído a população em geral.

“Esse curso foi pensado para ajudar os empresários da cidade a melhor conservar e manipular os alimentos que comercializam. A capacitação tem gerado bons resultados na cidade, nossos técnicos observam o quanto os ensinamentos geram melhorias no ramo de alimentação”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. E foi durante a organização dos eventos gastronômicos da cidade, quando os participantes são orientados sobre a comercialização dos alimentos, que se identificou a necessidade de maior preparo para os empresários

Realizado desde 2017, o curso foi idealizado a partir da constatação do desconhecimento dos profissionais sobre as técnicas básicas para a preservação da qualidade do alimento comercializado. “Nossa equipe atua com o intuito de orientar e não apenas punir os empresários durante as inspeções realizadas”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck. A capacitação segue a resolução da Anvisa, que estabelece normas para a atuação na categoria de alimentos.

Entre os pontos enfatizados durante o curso está a recomendação sobre uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), que garante a higiene do alimento e dependendo do ramo, a proteção do profissional que o manuseia. O curso orienta ainda sobre o cuidado com o armazenamento do alimento, na temperatura e local adequados. “São cuidados necessários que contribuem para evitar a contaminação por intoxicação alimentar. Numa cidade como Petrópolis em que há grande ênfase para esses eventos turísticos, focados na gastronomia, é de grande importância que os empresários estejam preparados”, destaca a fiscal da Sanitária, Juliana Paulino Vieira.  

O curso ainda alerta sobre as exigências de comprovação de documentos necessários para a manutenção do negócio em funcionamento. “Os empresários são orientados sobre a importância de apresentação do laudo da limpeza sanitária e certificado do controle de pragas nos estabelecimentos”, frisa a fiscal, destacando que desde a implantação do curso observa a mudança na postura dos empresários, que mostram maior consciência sobre os cuidados necessários para a manutenção da qualidade dos alimentos comercializados.
Programação dos filmes em cartaz