Boa tarde!           Domingo 05/05/2024   17:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Prefeitura elabora Calendário de Atividades Preparatórias para o Defesa Civil nas Escolas
Prefeitura elabora Calendário de Atividades Preparatórias para o Defesa Civil nas Escolas
Treinamento e Atualização dos Profissionais de Ensino acontecem em Fevereiro

Principal novidade para este ano é a inclusão do tema bem-estar animal

05/02/2019 - 17:28 - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias elaborou um calendário de atividades preparatórias para o primeiro semestre letivo deste ano da política pública de inserção dos temas Defesa Civil e Educação Ambiental em sala de aula. Será realizada a atualização dos profissionais de ensino que participaram do projeto do ano passado, além do treinamento para os elementos focais das escolas que possuem educação infantil – com a inclusão dessa faixa etária, outros 10 mil alunos também terão acesso ao programa que ensina medidas de prevenção e de percepção de riscos. Outra novidade para este ano é a inclusão das atividades sobre o bem-estar animal.

“É uma medida a longo prazo, com benefícios para o futuro da nossa cidade. É importante que os profissionais de ensino estejam preparados para realizar as atividades com os alunos. Precisamos pensar no presente um futuro mais resiliente para Petrópolis”, garante o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando ainda a participação voluntária das escolas particulares e da rede estadual de ensino.

Inédito no país, o Defesa Civil nas Escolas atende toda rede municipal de ensino, além de escolas particulares e estaduais que desejam aderir a proposta de maneira voluntária. A reunião com os responsáveis por essas instituições acontece no dia 12 de fevereiro, às 14h, na Sala de Cooperação da Defesa Civil. A proposta é levar medidas de prevenção para o máximo de crianças e adolescentes.

“Desde o ano passado, abrimos a participação das escolas particulares e estaduais para que o programa chegue para ainda mais pessoas. A ideia de transformar a forma de pensar da população passa diretamente pelo ensinamento nas escolas. Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, estamos trabalhando de forma antecipada, com foco na prevenção aos desastres de origem natural”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A capacitação dos profissionais de ensino das escolas que possuem educação infantil acontece nos dias 18 e 22 de fevereiro na Câmara Municipal. A medida vai permitir que mais 10 mil alunos tenham acesso ao programa que ensina medidas de prevenção e de percepção de riscos, reforçando a importância da prevenção aos desastres de origem natural. Ao longo de cada semestre, as crianças devem desenvolver trabalhos práticos sobre as ameaças de cada estação, com o apoio dos professores.

“É fundamental que as crianças da nossa cidade aprendam sobre os riscos de desastres de cada estação. Estamos ampliando a política pública para que mais jovens tenham acesso”, explica o secretário de Defesa Civil.

Principal novidade para este ano, a inclusão do tema bem-estar animal vai permitir que os alunos fortaleçam a compaixão e o respeito pelos bichos. Serão abordados assuntos como maus-tratos, posse responsável e digna para os animais e a questão do abandono - crime ambiental com pena de reclusão. 

“Na grande maioria das vezes, os casos de maus-tratos são resolvidos com a orientação e a conversa com os donos dos animais. O trabalho com as crianças em sala de aula vai garantir que elas desenvolvam a compaixão e o respeito pelos bichos, ressaltando a importância da adoção responsável", disse Elisabete Amorim, coordenadora de Bem-estar Animal.
Programação dos filmes em cartaz