Boa tarde!           Domingo 05/05/2024   13:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Notícias > Petrópolis registra Aumento de Visitantes Estrangeiros que passaram pelos CITs
Petrópolis registra Aumento de Visitantes Estrangeiros que passaram pelos CITs
04/02/2019 - 16:47 - Turistas estrangeiros têm gastado mais em suas visitas ao Brasil. É o que apresentou a receita cambial do turismo, que fechou 2018 com resultado positivo - um incremento de 1,86% nos gastos dos visitantes de fora do país, segundo o Ministério do Turismo. E Petrópolis está entre as cidades que desfrutam da vinda desses visitantes como forma de aquecer a economia, seguindo a tendência de crescimento. Em 2018, o número de estrangeiros que passaram pelos Centros de Informação Turística (CTIs) do município, por exemplo, foi 5,2% maior do que no ano anterior, passando de 3.201 para 3.368 visitantes. Essa é só uma parcela de um total de 110 mil turistas estimados que a Cidade Imperial recebe por ano.

De janeiro a dezembro, os turistas internacionais injetaram US$ 5,92 bilhões na economia brasileira, frente aos US$ 5,81 bilhões registrados no mesmo período de 2017. Em Petrópolis, os CITs registraram visitantes estrangeiros de 60 países diferentes no ano passado. “Somos uma cidade que desperta o interesse de pessoas do mundo inteiro. Nosso patrimônio histórico cultural é que o mais atrai esses visitantes, mas temos outros circuitos turísticos que também têm conquistado os estrangeiros, como o ecoturismo, com todas as nossas belezas naturais. Esses visitantes nos ajudam a manter o setor forte, aquecem a economia e fortalecem o desenvolvimento da cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Em 2018, quase 20% dos estrangeiros que passaram pelos CTIs eram da Argentina, mas também foram registrados franceses, chilenos, americanos, alemães, bolivianos, e até turistas de países mais distantes, como japoneses, russos, australianos, entre outros. No mês passado, a cidade recebeu, por exemplo, um grupo com mais de 20 estrangeiros, com argentinos, peruanos e turcos que se apaixonaram pela cidade. “Achei o Museu (Imperial) muito lindo. Não conhecia a história do Brasil”, disse a argentina Liliana Delmase, que fazia parte do grupo.

Tendo o turismo como prioridade, o município trabalha para divulgar cada vez mais Petrópolis como um dos principais destinos turísticos do Rio e, além disso, receber bem o visitante, incluindo os estrangeiros. Em uma das ações mais recentes, nas placas de sinalização que estão sendo instaladas em trilhas, por exemplo, as informações estão disponibilizadas também em inglês.

“É muito importante que o turista estrangeiro se sinta acolhido na cidade e que não tenha dificuldades para conhecer nossos atrativos. A presença deles ajuda, e muito, a movimentar o setor. Recebemos muitos grupos de visitantes que vêm de fora, mas passam um dia na cidade e voltam para onde estão hospedados. Estamos trabalhando para mudar isso e fazer com que eles também pernoitem em Petrópolis”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O turista que chega a cidade pode encontrar todas as informações sobre atrativos nas unidades dos CITS, que ficam no Quitandinha, na Praça da Liberdade, no Palácio de Cristal, no Bingen, e em Itaipava. O município mantém os CITs com o objetivo de fazer com que o turista, vindo de qualquer parte do mundo, receba atendimento especializado,se sinta acolhido na cidade, e, com isso, retorne.
Programação dos filmes em cartaz