Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   17:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Prefeitura realiza o I Encontro de Conscientização sobre a Doença Falciforme
Prefeitura realiza o I Encontro de Conscientização sobre a Doença Falciforme
09/09/2013 - 19:18 - O Conselho dos Direitos da Mulher (Comdim) vai realizar o I Encontro de Conscientização sobre a Doença Falciforme na próxima sexta-feira (13/9), no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp (Avenida Barão do Rio Branco, 1003, Centro), a partir das 9h. O objetivo é alertar sobre os riscos da doença que atinge, em sua maioria, a população negra e seus descendentes.

A anemia falciforme é uma doença hereditária, caracterizada pela alteração nos glóbulos vermelhos do sangue. Seus portadores possuem hemáceas em formato de foice e textura enrijecida, o que diculta a circulação do sangue e o transporte de oxigênio para os tecidos.

O diagnóstico precoce pode ser realizado por meio do Teste do Pezinho, já na primeira semana de vida do bebê. Antes mesmo de a criança nascer, pelos exames pré-natais, a gestante pode saber se o seu filho é portador da doença. Caso positivo, o parto não pode ser o normal ou natural e deve ser realizado no 8º mês de gestação, sempre com o acompanhamento do obstetra. Toda a população precisa estar atenta a esses cuidados e aos sintomas mais comuns como anemia profunda, dor nas articulações, dores generalizadas, febre, cor amarelada nos olhos e infecções.

Programação dos filmes em cartaz