Boa tarde!           Segunda 14/10/2019   12:12
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Alerj Informa > Defesa Civil anuncia instalação de Pluviômetros no Estado.
Defesa Civil anuncia instalação de Pluviômetros no Estado.
26/08/2013 - 16:55 - Cerca de mil pluviômetros - equipamento que mede o nível de precipitação de chuvas em determinada região – serão instalados no estado do Rio até o próximo ano. O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, explicou que cerca de 200 aparelhos já estão em funcionamento na região Serrana do estado. “Todo nosso esforço é para que antes do próximo verão todos os sistemas de prevenção estejam preparados e a população esteja treinada. Assim conseguiremos estabelecer uma rede de prevenção eficiente”, justifica. A informação foi dada em audiência pública realizada nesta segunda (26/08) pela Comissão de Defesa Civil, presidida pelo deputado Flávio Bolsonaro (PP). A reunião faz parte das atividades da “Semana estadual para conscientização e prevenção contra desastres associados a desastres naturais e a ocupação urbana”, criada pela lei 6.037/11, assinada por Bolsonaro.

Simões enfatizou os investimentos do Governo do estado para a pasta, para onde foram destinados R$ 50 milhões. “Uma parte já foi utilizada para ampliação do sistema de alarmes e sirenes, além da reformulação da tecnologia de prevenção de desastres”, acrescentou Simões, que disse ainda que a previsão é que até o próximo verão 32 municípios sejam contemplados com o sistema. Presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio (DRM-RJ), Flávio Erthal informou que o mapeamento de risco do estado realizado pela instituição serve como ponto inicial para designar as ações em conjunto com a Defesa Civil e as prefeituras: “A primeira fase do estudo foi finalizada no mês de julho, que foi a etapa de identificação de riscos iminentes. Foram 85 municípios contemplados. A maioria da região Serrana já possuía o mapeamento, então cruzamos as informações. Agora a próxima fase será mapear os dez municípios mais complexos na questão de deslizamentos de terra”, concluiu.

“Essa audiência foi enriquecedora, porque quando os técnicos expõem suas necessidades fica mais fácil para o Legislativo pensar e articular projetos de lei”, avaliou o presidente da comissão, que falou sobre o projeto de lei 2.320/13, de sua autoria, que prevê parte da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do estado para a Defesa Civil, na tentativa de priorizar o investimento na prevenção. “Os municípios têm agido de forma proativa no sentido de atuar junto com a comunidade para ampliar a conscientização, orientação e o treinamento. Esse evento serve para provocar a interação e planejamento de estratégias entre as entidades responsáveis”, pontuou. Também estiveram presentes na reunião representantes do Instituto de Geotécnica do município do Rio (GeoRio), da Coppe-UFRJ e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), além das prefeituras dos municípios da região Serrana.

(texto de Camilla Pontes)

Programação dos filmes em cartaz