Boa tarde!           Terça 16/07/2019   17:30
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Palestras e Debates na Programação da 22a. Semana de Amamentação
Palestras e Debates na Programação da 22a. Semana de Amamentação
12/08/2013 - 17:07 - A programação municipal da 22ª Semana Mundial de Amamentação reúne um único tema em dois eventos - um nesta quarta (14/8) e outro na próxima (21/8) – para mostrar a importância do aleitamento materno. Nestes dois dias, um seminário promovido pela Prefeitura na Fase (Avenida Barão do Rio Branco, 1003) com o tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, será dedicado aos profissionais da Atenção Básica em Saúde.

O evento tem início às 13h30 e na programação estão previstas palestras e debates sobre o apoio às mães que amamentam. Durante o seminário também será apresentada a nova Unidade Básica Amiga da Amamentação (Iubaam) – o Programa de Saúde da Família (PSF) do Caxambu. A unidade foi credenciada pelo governo do Estado em maio, após um longo processo que durou três anos.

A equipe do PSF teve como padrinho o Posto de Saúde da Família da Vila Saúde, que primeira unidade credenciada como Iubaam.  “Foi um processo muito difícil. Além de toda equipe as mães também tinham que estar preparadas para os 10 passos para o sucesso da amamentação. Foi uma conquista lenta, mas muito prazerosa”, comentou a enfermeira do PSF, Virgínia Maria Gonçalves Rocha, acrescentando que toda a parceria com a equipe de Vila Saúde foi fundamental para a conquista do credenciamento.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, chefe de Gabinete Luciane Bomtempo, elogiou a iniciativa: "O Conselho da Mulher apoia todas as formas de incentivo ao aleitamento materno porque acredita que dessa maneira o elo materno infantil é fortalecido resultando em mais saúde e amor entre mãe e filho. Aproveitamos para parabenizar todo o trabalho de incentivo ao aleitamento materno que é feito em Petrópolis, especialmente nos PSFs e na maternidade do Hospital Alcides Carneiro”, disse.

As ações desenvolvidas pelo PSF do Caxambu contam com palestras, teatro e grupos de apoio as mães e gestantes. Cerca de 50 mulheres por mês participam do programa. “Todas as orientações são passadas para a mãe. Como amamentar com tranqüilidade, por que o leite é importante para o bebê, as questões trabalhistas. Fazemos todo o acolhimento o que torna esse trabalho tão especial”, disse Virgínia. Para a apoiadora institucional Sandra Negreiros, o sucesso obtido pelo PSF do Caxambu se deve à dedicação da equipe da unidade, a integração com a comunidade e a relação com a coordenação de programas e da supervisão da Secretaria de Saúde. “Todo esse aporte foi muito importante”, frisou.

Além das ações dentro do PSF, as orientações do programa também se estendem ao Hospital Alcides Carneiro (HAC) onde os partos pela rede pública são realizados. Na maternidade do HAC a equipe médica e as enfermeiras incentivam o aleitamento logo nas primeiras horas após o nascimento do bebê.

Além de ser a primeira vacina, o leite materno tem tudo que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele; além disso, o ato de sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e ter uma boa respiração. Para as mães a amamentação ajuda na redução do peso após o parto e o útero a recuperar o seu tamanho normal; além de reduzir o risco de diabetes.
 
Serviço para os dias 14 e 21/8:

13h30

Abertura

13h40

Apoio às mães no Alojamento Conjunto da Maternidade do Hospital Alcides Carneiro – Maria Cristina Braga Soares

14h00

Apoio às mães na Atenção Básica:
No domicílio pelos Agentes Comunitários de Saúde - ESF Vila Saúde
Na unidade pela Saúde Bucal - ESF Vila Felipe
Na nova IUBAAM - ESF Caxambu

15h00

Felicidade e Amamentação - Professora Maria Alice Hermann

16h00

Encerramento

Programação dos filmes em cartaz