Bom dia!           Quinta 20/02/2020   08:21
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Bomtempo e Águas do Imperador inauguram Biogigestor no Vila Rica
Bomtempo e Águas do Imperador inauguram Biogigestor no Vila Rica
03/07/2013 - 19:22 - Uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Águas do Imperador permitiu a construção de um biodigestor para atender a comunidade do bairro Vila Rica. A obra já foi concluída e a inauguração está marcada para o próximo dia 7 de julho. O equipamento irá tratar 130 mil litros de esgoto por dia de 2 mil moradores, cumprindo um importante papel ambiental.

“Com essa medida, estamos dando prosseguimento a mais um compromisso assumido no nosso último governo e que não tivemos tempo de concluir. Precisamos trabalhar junto com as concessionárias, garantindo assim as melhorias na qualidade de vida de muitos petropolitanos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Estamos felizes em beneficiar mais uma comunidade com um biodigestor. Além de significar qualidade de vida para esses moradores e contribuir para a despoluição de mais um rio, o biogás gerado será disponibilizado para a creche Santa Edwiges, que fica ao lado da unidade, e, assim como acontece em todos os nossos biodigestores, não haverá cobrança de tarifa pelo tratamento.”, afirmou Marcio Salles, diretor de Águas do Imperador.

Os biodigestores contemplam os mais modernos conceitos de sustentabilidade: na construção dos filtros foram utilizadas 70 mil garrafas PET doadas pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep e também 500 pneus. O mesmo sistema já havia sido empregado nos filtros do biodigestor de Córrego Grande. Para a composição da zona de raízes, foram utilizadas plantas oriundas do Sistema Wetland, de Águas de Juturnaíba, em Araruama, com plantas aquáticas no tratamento das águas que saem das estações. Outro fator importante é que o biodigestor não consome energia elétrica e, ao final do tratamento, a água é devolvida ao rio com até 85% de pureza em relação à carga orgânica inicial.

 A parceria entre governo municipal e Águas do Imperador já garantiu a implantação de outros seis biodigestores no município: Córrego Grande, Independência, Vila Ipanema, Vital Brasil, Bonfim e Nogueira, além de um biossistema no Vale do Carangola -  o segundo inteiramente desenvolvido e executado pela concessionária. A próxima unidade será construída no Quarteirão Brasileiro.
Programação dos filmes em cartaz