Boa tarde!           Terça 19/10/2021   16:14
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Série Concertos de Órgão na Catedral
Série Concertos de Órgão na Catedral
24/06/2013 - 16:02 - Terá início nesta sexta-feira, 28 de junho, a Série de Concertos do Órgão Guilherme Berner na Catedral São Pedro de Alcântara, sempre às 20 horas, com nomes de excelência no cenário da música organística. A entrada é franca e esta semana será a vez da organista Anne Schneider, de Porto Alegre, cujo CD foi a primeira gravação de órgão da Região Sul, sendo o segundo no Brasil em termos de repertório com obras brasileiras.
           
A programação continua até novembro. No dia 30 de agosto quem se apresenta é o polonês Miroslawa Semeniuk; dia 27 de setembro o público poderá conferir o talento do petropolitano Marco Aurélio Lischt; no dia 25 de outubro se apresenta Sérgio Presgrave, do Rio de Janeiro e finalizando a série deste ano, a carioca Benedita Rosa faz seu concerto de órgão no dia 29 de novembro.
           
A Série de Concertos do Órgão Guilherme Berner na Catedral São Pedro de Alcântara, acontece com a organização do pároco, Padre Jac, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo. O programa do concerto deste dia 28 de junho é composto de “Fanfarra para Órgão” e “Pequeno trecho para tempo de Natal” (1880-1976), F. Franceschini; Breve Prelúdio e Fuga- Dó M (1713-1780)- Johann L. Krebs; Pièce D´Orgue – Sol M BWV 572, Jesus, alegria dos homens – BWV 147 (1685-1750); Allegro/ Concerto nº 3 Fá M- BWV 978- Johann S. Bach; Lied, Berceuse (1870-1937)- Louis Vierne; Libertango, Verano Porteño (1921-1992)- Astor Piazzolla; Improvisação – Potpourri brasileiro.
           
A organista Anne Schneider é graduada em Piano, Órgão e Filosofia pela UFRGS, com curso de Virtuosidade (performance). Ela iniciou seus estudos musicais com seu pai, o maestro Leo Schneider, e aperfeiçoou-se com Renato Koch e Christophe Mantoux, na França. Sua carreira internacional teve início em 1989, com turnês anuais a inúmeros países europeus. A artista apresentou-se nas grandes catedrais e Festivais de Órgão Internacionais como: Guadalajara, Morelia, Pompéia, Cracóvia, Varsovia, Karlsruhe, Haina (Marburg), Bourges, Brugge, Buenos Aires, Sens, Montevidéu, São Bento (S. Paulo) Dom de Berlin, Basílicas de Köln, S. Quirino-Köln, Hasselt, Paysandu, Niterói (maior órgão da América Latina), Dijon, Blois, Dom de Altenberg, Dom St Blasien, St Georgskirche de Nördlingen, Metropolitan Cathedral de Liverpool,Pauluskirche de Darmstadt, entre outros. E para turistas em Chartres, Lausanne e na Thomaskirche de Leipzig, onde Bach repousa. Anne Schneider presidiu a Associação dos Organistas /RGS por 3 vezes.

Dirigiu o Conservatório de Música Leo Schneider do Colégio Americano por 9 anos, na década de 80, 2003 e 2004. Com ela como Coordenadora, se iniciou o espaço Cultural do Ipa, em 2002. Desde 1988 é a organista titular da Igreja Martin Luther. Integra o Conselho de Música da IECLB, foi 1ª vice presidente da Associação Pró Cultura e Arte Leo Schneider(APCA). A organista já realizou cerca de cerca de 800 concertos.   A Catedral São Pedro de Alcântara fica na rua São Pedro de Alcântara, 60, centro, Petrópolis.  Informações Disque Turismo: 08000241516.

 
Programação dos filmes em cartaz