Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   15:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Bomtempo Abre a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente
Bomtempo Abre a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

10/06/2013 - O prefeito Rubens Bomtempo abriu no último sábado (8/6) a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que este ano trouxe como tema o Programa Nacional de Resíduos Sólidos, seguindo as diretrizes das conferências nacional e estadual de Meio Ambiente.

Na abertura da cerimônia, foram apresentados os principais problemas ambientais encontrados em Petrópolis, entre eles as ocupações irregulares do solo, a poluição dos rios, do ar e sonora, mas essencialmente a questão do destino a ser dado para o lixo produzido em Petrópolis durante os próximos anos. O evento aconteceu na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e contou com palestras e debates sobre redução de impactos ambientais, saneamentom políticas para resíduos sólidos e sustentabilidade.

O Programa Nacional de Resíduos Sólidos engloba as soluções para os resíduos sólidos no que se refere a coleta seletiva, reciclagem, inclusão social e participação da sociedade, além de incluir os resíduos provenientes dos serviços de saúde, da construção civil e industriais, entre outros. Além do tema central, a conferência foi dividida em quatro eixos temáticos voltados para a discussão acerca da produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental.

“O destino dos resíduos sólidos precisa ser mais racional na nossa cidade, assim como a questão do transporte público e da ocupação desordenada. Por isso é importante que o Conselho Municipal de Meio Ambiente seja realmente deliberativo, com mais participação popular. A sociedade deve influenciar o destino das políticas públicas da cidade e também levar para a prática do seu dia a dia todos os temas discutidos aqui. Então eu espero que essa conferência se torne um marco da participação popular, porque como cidadãos nós devemos nos apropriar do bem comum e, assim, vamos todos cuidar das nossas ruas, dos nossos rios, da nossa cidade como um todo”, disse o prefeito.

Durante a conferência, foram realizadas as palestras Redução dos Impactos Ambientais, ministrada pelo professor Cleveland Jones, e Pacto pelo Saneamento e as Políticas para os Resíduos Sólidos, proferida pelo superintendente de saneamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Victor Zveibil. Também fizeram parte da programação uma palestra da presidente da Associação Recicla Tecido, Cáudia Martins, e debates entre grupos de trabalhos sobre produção e consumo sustentável, redução do impacto ambiental, geração de emprego e renda e educação ambiental. Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão Petrópolis na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.

A 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente foi realizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) de Petrópolis, em conjunto com o Gabinete do prefeito e a secretaria de Meio Ambiente. Também estiveram presentes no evento a primeira-dama e chefe de gabinete, Luciane Bomtempo, o secretário de Meio Ambiente, Almir Schmidt, o procurador geral do município, Marcus São Thiago, o presidente da Comdep, Hélio Dias, o presidente da Comdema, Rogério de Almeida Guimarães, o vice-reitor da UCP, Marcelo Vizani e os vereadores Thiago Damasceno, Silmar Fortes, Anderson Juliano, Ronaldo Medeiros e Pastor Sebastião, além de representantes de instituições e organizações não governamentais.

Programação dos filmes em cartaz