Boa noite!           Quarta 11/12/2019   01:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Caderno Cultura Netpetropolis > Exposição no Sesc Quitandinha mostra a mulher como pilar da economia criativa a partir do dia 18/5
Exposição no Sesc Quitandinha mostra a mulher como pilar da economia criativa a partir do dia 18/5

 

13/05/2013- Curador da mostra, artista plástico Cocco Barçante expõe trabalho artesanal realizado por mulheres de comunidades carentes

O artesanato como elemento transformador da realidade social e meio de expressão dos sentimentos femininos. Essas duas vertentes da economia criativa estarão em evidência na exposição “Mulheres de um Rio de sentimento”, que o Sesc Quitandinha exibe de 18 de maio a 23 de junho, com entrada franca. A mostra é composta por 10 painéis artesanais criados por mulheres moradoras de comunidades menos favorecidas do Estado do Rio de Janeiro sob a coordenação do artista plástico petropolitano Cocco Barçante.

 

Utilizando materiais reciclados, as criadoras das telas contam um pouco da história da cidade do Rio de Janeiro, sob uma ótica muito particular que levam em consideração aspectos das transformações urbanas e territoriais. Entre eles, a violência e a pacificação nas comunidades, o morro e o asfalto, a revitalização urbana da Lapa, a preservação de prédios históricos como o Largo do Boticário e a Casa dos Abacaxis, os 80 anos de fundação da estátua do Cristo Redentor etc. Os fortes vínculos da cidade de Petrópolis com os cariocas, que são atraídos nos finais de semana para a Região Serrana, também estão representados na mostra com a imagem do Palácio Quitandinha num dos painéis.

 

- “Mulheres de um Rio de sentimento” expõe a realidade destas mulheres, seus anseios e suas expectativas sobre o meio urbano onde elas vivem e mostra, com muita sensibilidade, o quanto o artesanato as consola, as valoriza perante a sociedade e, acima de tudo, contribui para o aumento da autoestima – explica Cocco Barçante, curador e idealizador da mostra.

 

Além de apreciar as obras, os visitantes poderão participar de uma oficina de “Reaproveitamento de malote bancário” – um dos materiais usados para a confecção das telas –, ministrada por Cocco Barçante e o grupo Nós do Ponto Chic, de Nova Iguaçu. Quem preferir, pode aprender, na oficina “Reaproveitamento de Retalhos”, a produzir bolsa com detalhes em retalhos. Quem conduzirá a oficina será o curador em conjunto com Jandira Lage, da ONG Criola (Petrópolis), e o grupo Marias Maré (Comunidade da Maré).

 

Além de dar nome à Casa de Cultura em Petrópolis, inaugurada em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Cocco Barçante é professor do curso de Design de Moda da Universidade Candido Mendes e consultor do Sebrae/RJ na área de Economia Criativa - Artesanato e Design. No currículo, acumula a participação em eventos importantes no calendário de moda internacional, como o Salão Pret-à-Porter, em Paris, a Feira Industrial de Madri e a Expo Mundial Shangai.

 

Serviço

Exposição “Mulheres de um Rio de Sentimento”

Data: 18/5/2013 a 23/6/2013

Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 17h, e domingos, das 10h às 16h.

Sesc Quitandinha: Av. Joaquim Rolla, nº 2 - Petrópolis

Telefone: (24) 2245-2020

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

Programação dos filmes em cartaz