Boa tarde!           Tera 28/06/2022   16:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Teatro > Caravana Cultural leva Teatro aos Distritos
Caravana Cultural leva Teatro aos Distritos
11/12/2012 - 16:44 - O Projeto Caravana Cultural está com programação nas comunidades a todo o vapor. Neste sábado, às 11h, acontece na praça de Nogueira o espetáculo teatral “A Última História”e às 18h na praça de Cascatinha, o público confere a peça “Himmelsrischtungen – Direções do Céu”; e no dia 22 de dezembro,  às 11h, na praça de Corrêas, será apresentado o “Auto do Boi”, todos com atores do Grupo Teatro Circense Andança.

Este foi um dos grupos selecionados para o projeto cujo edital foi deliberado pelo Conselho Municipal de Cultura com verba do Fundo Municipal de Cultura. O objetivo é promover intervenções artísticas em comunidades afastadas do Centro Histórico.

O espetáculo “A Última História” é uma comédia com duração de 40 minutos, texto e direção de Madson José, músicas de Marco Aureh e Lu de Oliveira, que narra as aventuras vividas pelos palhaços-atores da trupe em busca da alegria. Seus encontros e questionamentos com seres fantásticos, uma sereia “caliente”, um pescador poeta, minhocas loucas, um cego cantador e muitos outros, permeiam a peça, que utiliza a manipulação de bonecos, fazendo uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do encontro com a alegria.

A peça “Auto do Boi” é do gênero farsa, também de autoria de Madson José, pautada na cultura popular através dos ritmos de folguedos, músicas e danças, fruto de pesquisas sobre variações do “Bumba-Meu-Boi” pelo Brasil afora, agregados a outros personagens do folclore brasileiro. 

“Himmelsrischtungen – Direções do Céu”, é inspirado na trajetória da vida dos alemães durante o período de guerras, difilculdades e sofrimentos do povo alemão no séc. XIX, até a vinda para o Brasil. Trata mais especificamente da chegada deles a Petrópolis, cidade que ajudaram a colonizar. Com um enfoque na poesia, na música, no folclore e nos contos de fadas oriundos da Alemanha, a peça faz com que o público embarque numa viagem muito além dos dois países e reflita sobre suas vidas. O texto é também fruto de pesquisa do diretor Madson José, com duração de 40 minutos e o tom de tragicomédia.

O Projeto Caravana Cultural selecionou 36 propostas, num total de quase R$ 40 mil reais a serem investidos pelo Fundo Municipal de Cultura. O intuito é o enriquecimento da cena cultural petropolitana, incentivando também a formação de platéia.

 
Programação dos filmes em cartaz