Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   13:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Estácio Petrópolis terá palestra oom o Tema “Leituras De O Bruxo Do Contestado” para alunos do Curso de Letras
Estácio Petrópolis terá palestra oom o Tema “Leituras De O Bruxo Do Contestado” para alunos do Curso de Letras
09/11/2012 - 10:51 - A Universidade Estácio de Sá Petrópolis oferecerá aos alunos do Curso de Letras uma palestra ministrada por Godofredo de Oliveira Neto, que será realizada no dia 23 de novembro, às 19 horas, no Campus Bingen, com o tema “Leituras de O Bruxo do Contestado”, livro escrito pelo palestrante. Na ocasião, ainda haverá uma mesa de debates formada pelas professoras Lisa Joué (Sorbonne - Paris) e Maria das Graças Rodrigues e Rodriguez (UFRJ-UNIRIO). Junto aos estudantes, elas debaterão sobre o tema e discutirão pontos pertinentes sobre o livro.

O objetivo do evento, organizado pelo professor doutor Jorge Paulo de Oliveira Neres, é trazer os alunos do Curso de Letras para mais perto do mundo da literatura brasileira, através do contato direto com o autor de um livro renomado no país. Além de fazer com que os estudantes obtenham conhecimento de como é o processo para escrever uma obra de sucesso nacional, a palestra tem como intuito divulgar o livro de Godofredo de Oliveira Neto.
   
Lançado em 1996, “O Bruxo do Contestado” foi conhecido nacionalmente e considerado, pela Folha de São Paulo, um dos dez mais importantes lançamentos do ano.  A obra foi, ainda, saudada pela revista Veja como um dos melhores romances da literatura brasileira dos anos 90. O livro tem como foco a Guerra do Contestado no Sul do Brasil e aborda com detalhes os primeiros anos da ditadura militar no país. Com um texto dramático escrito em narrativa, o autor conta a história de Gerd Rünnel, um pobre camponês gaúcho que vive na época do Estado Novo. O personagem traz à tona, através perturbações mentais e alucinações, a batalha que seus antepassados viveram. Com grande variedade de fatos documentais, “O Bruxo do Contestado” mostra a virada do século XX para o XXI.

O AUTOR – Godofredo de Oliveira Neto nasceu em Santa Catarina no ano de 1951 e, em 1970, ingressou nos cursos de Letras e Direito na UFRJ, mas três anos depois se transferiu para Paris. Na Universidade de Sorbonne, graduou-se em Letras e Relações Internacionais e, ao voltar para o Brasil, tornou-se professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, 1980, livro “O Bruxo do Contestado” começou a ser escrito.

Neto tem, em suas obras, traços de naturalismo, regionalismo e romantismo e está sempre buscando características mestiças do povo brasileiro, através de muitos detalhes e adjetivos. Por meio de seus livros, o autor questiona a atual condição em que vive o país e salienta a divisão social, a prepotência das elites e a impotência popular. Entre suas obras estão Faina Jurema (1981), O Bruxo do Contestado (1996), Pedaço de Santo (1997), Oleg e os Clones (1999) Marcelino Nanmbrá, O Manumisso (2000).
 

Programação dos filmes em cartaz