Boa noite!           Sábado 21/09/2019   02:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Semana de Comunicação da Estácio terá Oficinas e Palestras e Uma Grande Festa de Abertura no Palácio De Cristal
Semana de Comunicação da Estácio terá Oficinas e Palestras e Uma Grande Festa de Abertura no Palácio De Cristal
22/10/2012 - 11:33 - A partir da próxima segunda-feira (22/10), às 19 horas, será oficialmente aberta a 9ª Semana de Comunicação da Universidade Estácio de Sá Petrópolis, que vai até 26 de outubro. Este ano, o tema é “Apocalipse Digital”, que, segundo alunos organizadores do evento, visa definir toda a mudança que está acontecendo no mundo da comunicação nos últimos tempos. Durante cinco dias, alunos do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda poderão participar de oficinas e assistir palestras com renomados profissionais da área.

A abertura da Semana será no Palácio de Cristal e contará com DJs da boate Tamboatá e com um quiosque da Cervejaria Itaipava, patrocinadores do evento. Ainda na segunda-feria (22/10), às 19h30, Antonio Nassif, diretor da empresa Cool Produções – Tamboatá, fará uma palestra sobre organização de eventos, abordando as etapas da produção de um evento e como funciona o contato com imprensa para a divulgação. Mais tarde, neste mesmo dia, Rolland Gianotti, diretor-assistente do O Globo, falará sobre a reforma gráfica nos jornais e a relação da mídia impressa com a digitalização.

Antes mesmo da abertura oficial, a Semana de Comunicação – Apocalipse Digital já terá começado no Campus da Universidade, no Bingen, às 17 horas, a oficina “Repórter de TV”, com o professor Roberto Oto, que ensinará técnicas de reportagem para televisão e como se portar diante das câmeras.

A partir de terça-feira, todas as oficinas e palestras serão na Universidade Estácio de Sá, começando às 17 horas e 19h30, respectivamente. O destaque deste dia é a palestra sobre Telejornalismo com a Repórter da TV Record, Evelyn Bastos. Ela explicará a importância da televisão para a comunicação e como funciona o jornalismo na TV.    

Uma das palestras também mais esperadas da Semana é a do cineasta, Eduardo Brito, na quarta-feira (24/10), com o tema “Produção de Vídeo”. Brito, um dos grandes nomes do cinema, irá apresentar alguns trabalhos e explicará como é feita a produção de longas e curtas metragens. Durante todos os dias do evento, oito palestras serão ministradas para os estudantes de Jornalismo e Publicidade.

As oficinas também serão realizadas, durante toda a Semana, no Campus Bingen. O destaque será a de “Fotografia de Moda e de Produto”, proferida pelo fotógrafo profissional, Ricardo Castro. Os futuros publicitários poderão aprender um pouco mais sobre as técnicas necessárias para fazer uma foto publicitária. Já os estudantes de jornalismo, conhecerão a fundo como funciona o dia-a-dia de uma transmissão de áudio, com o editor da Rádio Rio de Janeiro, Marcelo Sosinho, que realizará a oficina “Jornalismo no Rádio”.

Cada oficina terá cerca de uma hora e meia de duração e possui 15 vagas. Para se inscrever, basta curtir, no Facebook, a página da Semana de Comunicação – Apocalipse Digital e comentar “eu quero participar”, colocando o nome completo na foto da oficina desejada. É importante que os alunos cheguem com 15 minutos de antecedência.

O encerramento da Semana será no sábado (27/10) com uma grande festa de Hallowen, na Boate Tamboatá. Para adquirir o ingresso, é necessário comparecer às palestras e ter sorte, pois 100 cortesias serão sorteadas para os alunos presentes durante os debates.

Confira a programação para os cinco dias da Semana de Comunicação – Apocalipse Digital:


PALESTRAS:

Segunda-feira (22/10)

19 horas –
TEMA: MÍDIA IMPRESSA DIANTE DO CRESCIMENTO DAS MÍDIAS DIGITAIS E REFORMA GRÁFICA DO JORNAL 
PALESTRANTE: Rolland Gianotti, diretor-assistente do O Globo

21h10 -
TEMA: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
PALESTRANTE: Antonio Nassif, diretor da Cool produções – Tamboatá


Terça-feira (23/10)

19 horas – 
TEMA: TELEJORNALISMO
PALESTRANTE: Evelyn Bastos, repórter TV Record

21h10 –
TEMA: APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE PUBLICIDADE DE PETRÓPOLIS
PALESTRANTES: idealizadores do Clube de Publicidade de Petrópolis


PALESTRAS:

Quarta-feira (24/10)

19 horas –
TEMA: PRODUÇÃO DE FILMES
PALESTRANTE: Eduardo Brito, cineasta

Quinta-feira (25/10)

19 horas –
TEMA: FOTOGRAFIA
PALESTRANTE: Luis Alvarenga, fotógrafo do Extra

21 horas –
TEMA: HISTÓRIA DO CANAL AWAY
PALESTRANTE: Matheus Tavares, criador do Canal Away

21h30 –
TEMA: BRANDING E MARKETING POLÍTICO
PALESTRANTE: Evandro Farah, sócio diretor da marketing mix 360

Sexta-feira (26/10)

19 horas –
TEMA: DESIGN E PROCESSO CRIATIVO
PALESTRANTE: Marcelus Viana, Grupo Sal

21h10 –
TEMA: DESIGN E PROCESSO CRIATIVO
PALESTRANTE: Thiago Alves, diretor de arte DPZ


OFICINAS:

Quarta-feira (24/10)

17 horas –
TEMA: FAÇA SEU PRÓPRIO JORNAL: EDIÇÃO EM MÍDIA IMPRESSA
PROFESSOR: Eduardo Jorge, ex repórter do O Globo, Veja e O Dia

TEMA: TÉCNICAS BÁSICAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO
PROFESSOR: Felipe Raibolt, editor de vídeo

TEMA: PINTURA DIGITAL
PROFESSORA: Natália Gabrich, diretora de arte na Agência DOM

Quinta-feira (25/10)

17 horas –
TEMA: JORNALISMO NO RÁDIO
PROFESSOR: Marcelo Sosinho, editor na rádio Rio de Janeiro

TEMA: FOTOGRAFIA DE PRODUTO
PROFESSOR: Ricardo Castro, fotógrafo profissional

Sexta-feira (26/10)

17 horas –
TEMA: FOTOGRAFIA DE MODA
PROFESSOR: Ricardo Castro, fotógrafo profissional

Programação dos filmes em cartaz