Boa noite!           Segunda 15/07/2019   19:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Casa de Cláudio de Souza oferece programação especial no aniversário do escritor
Casa de Cláudio de Souza oferece programação especial no aniversário do escritor
11/10/2012 - 16:11 - No dia 20 de outubro, a Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial irá comemorar os 136 anos de nascimento de seu titular, o escritor e teatrólogo Cláudio de Souza. Em homenagem à data, a Casa preparou uma série de atividades gratuitas, com início às 18h.

A celebração começará com o lançamento do projeto “Conhecendo Cláudio de Souza”. A iniciativa tem como objetivo divulgar a vida e a obra de Cláudio de Souza, que, apesar de sua importância para a literatura e o teatro brasileiros, ainda é pouco conhecido pelo grande público. “Por ocasião do aniversário de Cláudio de Souza, o Museu Imperial contribui para o resgate da obra de um importante intelectual brasileiro”, afirma Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial.

A partir de novembro, o projeto acontecerá regularmente, com exibições de vídeo, visitas guiadas, palestras e outras ações. Durante a solenidade, acontece a sua primeira edição, com o lançamento do vídeo “Cláudio de Souza que eu conheci”. O filme consiste em depoimentos de Clarisse Fonseca, que conviveu com Cláudio de Souza quando era criança por sua mãe trabalhar na casa. Entre outras recordações, ela fala do importante papel do escritor em sua educação e da sua personalidade, permitindo ao público conhecer o lado humano do escritor.

Em seguida, o Museu Imperial assinará um termo de cooperação com o PEN Clube do Brasil, entidade fundada por Cláudio de Souza em 1936. O documento prevê ações conjuntas para pesquisa e divulgação sobre a obra do escritor. E a parceria já começará rendendo frutos, pois, na solenidade, também serão anunciadas doações que o PEN Clube fará ao Museu, incluindo livros e objetos de Cláudio de Souza.

Por fim, acontecerá o lançamento do livro O esplendor da comédia e o esboço das ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930, publicado pela FUNARTE. Organizado pelo escritor, dramaturgo, ator e diretor Sergio Fonta, a obra reúne dez textos que traçam um interessante painel da sociedade brasileira nesse período, buscando reunir o que havia de melhor na dramaturgia nacional. Entre os artistas abordados, encontra-se Cláudio de Souza.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis/RJ. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2245-3418 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

 

SERVIÇOS

Comemoração do aniversário de Cláudio de Souza
Data: 20 de outubro de 2012 – 18h
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Entrada franca
 
Programação dos filmes em cartaz