Boa noite!           Sábado 21/09/2019   02:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Necessidades Especiais – Integração, Reabilitação e Aprendizagem
Necessidades Especiais – Integração, Reabilitação e Aprendizagem
09/10/2012 - 09:15 - Aproveitando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 (SNCT), que acontecerá nos dias 15 a 21 de Outubro em todo o País, o Projeto “Saúde em Dia” do SRH/LNCC, tem o prazer de convidá-lo para participar de algumas atividades no Laboratório Nacional de Computação Científica.

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

As atividades propostas pelo “Saúde em Dia” visam mostrar os avanços científicos e inovações que alguns estudiosos vêm conseguindo quanto à integração e reabilitação de portadores de “Necessidades Especiais”.

No dia 16 de outubro, às 10:hs, o Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar ( CERVIM) trará duas atividades (Bocha e Petra) que estimulam o desenvolvimento e a capacidade cognitiva do participante, favorecendo habilidades motoras associada à inteligência; são elas:

1) Bocha: Praticado individualmente, em duplas ou equipes, a bocha é recomendada, principalmente, para atletas com paralisia cerebral severa por ser um jogo que requer planejamento e estratégia na tentativa de colocar o maior número de bolas próximas da bola-alvo, desenvolvendo e aumentando, entre outras funções, as capacidades visuais e motoras do praticante.

2) Petra: É uma nova modalidade esportiva, exclusiva para deficientes físicos severos, onde os atletas correm com os seus próprios pés apoiando-se a uma armação com três rodas anexadas a um suporte para o seu corpo. O corredor tem o apoio de um assento e de um suporte para tronco e o guidão é utilizado para direcionar.
   
Estas atividades do CERVIM serão apresentadas por Francisco Lima D'Urso e Mônica dos Reis, que fazem parte de um projeto paraolímpico no CERVIM em parceria com o CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro),  juntamente com seu auxiliar Rosaldo Adelino.

O CERVIM é um centro de habilitação e reabilitação para pessoas portadoras de “necessidades especiais”, sua meta é favorecer a re-integração destes portadores à esfera social, fortalecendo o seu senso de identidade e sua auto-estima, por meio de uma habilitação aliada à integração do indivíduo promovendo a superação.
No dia 17 de Outubro, às 10:hs, a Professora Naira Castilho, da Universidade Estácio de Sá (UNESA), apresentará uma Palestra sobre “Síndrome de Down”, que é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.

O intuito da palestra é formar uma integração entre todos os participantes, mostrando e participando de assuntos ligados ao avanço científico quanto à saúde dos portadores desta Síndrome. Naira Castilho é Docente de Educação Física na UNESA e Estudante de Fisioterapia. Venha! Participe! É o “Saúde em Dia”, em dia com a sua saúde.

As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo email: eventos@lncc.br ou pelos telefones: (24) 2233-6101 (Tathiana) e (24)2233-6039 (Simone). O LNCC fica situado à Av. Getúlio Vargas, 333, Quitandinha, Petrópolis.


Programação dos filmes em cartaz