Bom dia!           Tera 16/08/2022   07:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde do Idoso > Prefeitura inicia instalação de academias para Terceira Idade
Prefeitura inicia instalação de academias para Terceira Idade
20/09/2012 - 17:26 - A Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Obras e Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), iniciou nesta quinta-feira (20) a instalação das 10 primeiras academias públicas de ginástica voltadas para a Terceira Idade. A expectativa do governo municipal é de que todos os aparelhos sejam entregues à população na comemoração do Dia do Idoso, no 1º de outubro.

Os equipamentos estão sendo instalados em locais abertos como praças e parques, e próximos a Postos de Saúde. Este pacote irá contemplar, primeiramente, as seguintes localidades: Parque Cremerie, Parque Municipal de Petrópolis, Secretário, Nogueira, Boa Vista, Itamarati, Cascatinha, Alto da Serra, Atílio Marotti e Vila Rica.

As academias irão disponibilizar seis aparelhos, sendo dois para cada parte do corpo (braços, pernas e abdômen). O acompanhamento das atividades será feito por estudantes de Educação Física, através de um convênio com as instituições de ensino da cidade. As academias irão funcionar de domingo a domingo, porém o acompanhamento técnico será feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 10h e de 16h às 19h.

“Adquirimos uma aparelhagem de qualidade que irá atender todos os requisitos para a população deixar de lado o sedentarismo e manter a saúde em dia, com a prática de uma atividade física. Certamente, estes equipamentos oferecidos pela prefeitura irão ajudar na melhora de pontos que vão desde o condicionamento físico até a autonomia do idoso”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Lancetta e acrescentou:

“No Rio, foram instalados 80 jogos para pouco mais de 7 milhões de habitantes, que da uma média de 88 mil pessoas por conjunto de equipamentos. Em Petrópolis, o custo-benefício é bem maior, pois são cerca de 296 mil habitantes para 10 conjuntos, que gera uma média de 29 mil pessoas para cada academia. Com este importante dado, o objetivo é dar continuidade ao trabalho, instalando mais equipamentos pelos bairros”.

A cada dia, estudos comprovam as vantagens para as pessoas que aderem à manutenção do corpo no processo de envelhecimento. O exercício físico atua na prevenção e favorece diversos pontos da saúde como, por exemplo, a melhora da velocidade ao andar, o equilíbrio e a ingestão alimentar, a autoeficácia, a manutenção ou aumento da densidade óssea, o controle do diabetes, artrite e doenças cardíacas, fortalecimento dos músculos, os reflexos, a flexibilidade, o peso corporal, além da diminuição da depressão.

De acordo com dados científicos, a prática de uma atividade durante a terceira idade reduz de 30% para 10% o número de pessoas com dificuldades para cuidar de si mesmas. Podemos citar ainda que o exercício físico diminui para 25% os casos de doenças cardiovasculares e 10% acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais.
 
Programação dos filmes em cartaz