Boa noite!           Domingo 05/05/2024   21:31
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Artigos > Câmera Astronômica mais Potente do Mundo entra em Operação
Câmera Astronômica mais Potente do Mundo entra em Operação
19/09/2012 - 14:08 - Cientistas da colaboração Dark Energy Survey anunciaram esta semana que a DECam, o produto de oito anos de planejamento e construção por cientistas, engenheiros e técnicos em três continentes, obteve sua “primeira luz”. As primeiras imagens do céu do hemisfério sul com esta câmera de 570 megapixels foram feitas no dia 12 de setembro.

Durante os próximos 5 anos, a DECAm obterá as imagens do Dark Energy Survey (DES), que será o mais amplo levantamento fotométrico do hemisfério sul equatorial. O Brasil possui cientistas e técnicos participando do DES, através do LIneA. O LIneA é um Laboratório interinstitucional envolvendo o Observatório Nacional, (ON) o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) criado com a finalidade dar suporte à participação brasileira em experimentos científicos utilizando os dados provenientes de grandes levantamentos astronômicos. A função do LIneA é também de prover a necessária infra-estrutura para os projetos científicos em Astronomia. As características de um levantamento do porte do DES exigem recursos computacionais e infraestrutura de armazenamento, processamento e distribuição de dados que não podem ser replicadas nas instituições de cada participante individualmente.

Além de um portal científico para análise dos dados do DES, o LIneA é responsável por prover o Quick Reduce, que é um software que faz a redução inicial das imagens obtidas pela DECam e que será utilizado junto ao telescópio, no momento da obtenção das imagens. Após o período de tempo de propriedade exclusiva da colaboração DES, os dados serão disponibilizados para a comunidade em geral, e o Centro de Dados do LIneA será um dos pontos de distribuição desta valiosa informação.

Neste contexto, o LNCC colabora com o DES no desenvolvimento de técnicas para o gerenciamento, integração e análise dos catálogos de objetos estelares. Tais catálogos contam com bilhões de objetos e seus descritos fotométricos e astrométricos, entre outros, formando uma enorme matriz de dados a ser analisada, utilizando técnicas avançadas de particionamento de dados e palelismode de atividades em workflows científicos. Adicionalmente, pretende-se integrar catálogos produzidos a partir da DECAm com oriundos de outros levantamentos, tendo como base a localização e órbita dos objetos.

Fonte:http://www.linea.gov.br/2012/09/camera-astronomica-mais-potente-do-mundo-entra-em-operacao/

Programação dos filmes em cartaz