Bom dia!           Terça 20/08/2019   11:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Caderno Cultura Netpetropolis > Conselho Municipal de Cultura - CMC Ouve Candidatos em Encontros Inéditos
Conselho Municipal de Cultura - CMC Ouve Candidatos em Encontros Inéditos

14/08/2012 - Os candidatos Paulo Mustrangi e Bernardo Rossi foram recebidos no final de semana, no primeiro encontro conforme a proposta do Conselho Municipal de Cultura em ouvir os candidatos a prefeito. Ontem foi a vez do candidato Alex Dias expor suas idéias perante a comunidade cultural. Eles responderam perguntas a respeito do Sistema Municipal de Cultura, da democratização do processo, sobre orçamento da pasta e sobre a cogitação de separação das pastas Turismo e Cultura, entre outras.

O primeiro candidato ouvido de acordo com a ordem do sorteio, Bernardo Rossi, entre as perguntas sorteadas, declarou sua intenção de garantir “atividades culturais nas escolas, resgatando o amor próprio das crianças pela cidade” e o compromisso de "separar Cultura e Turismo". O candidato Paulo Mustrangi foi ouvido em seguida e entre as várias respostas, disse que “com a criação do sistema de editais públicos através do Sistema Municipal de Cultura, é possível democratizar o acesso sem privilegiar este ou aquele projeto”. O terceiro candidato ouvido pela comunidade cultural, Alex Dias, destacou que “a Cultura é importante para a geração de emprego e renda, não deixando que os artistas saiam da cidade”.

Entre os candidatos foi consensual que o trabalho do Conselho Municipal de Cultura é essencial para garantir a participação no processo democrático.
Segundo o presidente do conselho, Leonardo Randolfo, os primeiros encontros foram bastante positivos: “É a melhor maneira de conhecermos o pensamento dos candidatos com relação à pasta da Cultura e buscar a continuidade do trabalho que o conselho vem desenvolvendo há dois anos, um plano decenal, com políticas públicas para um período total de 10 anos” – destaca.

Indagações em relação à estratégia de cada um para atrair a iniciativa privada para a área cultural, bem como demais municípios, estado e federação,  também fizeram parte do rol de perguntas específicas da Cultura, além da dúvida freqüente dos agentes culturais sobre as ações do poder público em direção à qualificação do mercado de trabalho. 

O próximo encontro será no dia 24 de agosto, às 18 horas, no Centro de Cultura Raul de Leoni (praça Visconde de Mauá, 305, centro), aberto ao público, quando o Conselho Municipal de Cultura irá ouvir os demais candidatos a prefeito,  Rubens Bomtempo e Nelson Sabrá.

No dia 02 de setembro haverá o último encontro, quando o Conselho de Cultura vai promover um debate com os cinco candidatos, a ser realizado no Palácio de Cristal apenas para convidados, com transmissão ao vivo pela TVC 16. Este será um momento inédito tanto na política eleitoral quanto na Cultura, que  jamais foi objeto de debate no período eleitoral.

Programação dos filmes em cartaz