Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   16:19
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Coleta Seletiva completa dois anos
Coleta Seletiva completa dois anos
05/06/2012 - 19:00 - A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) comemorou, nesta terça-feira (05), mais um marco do programa Coleta Seletiva Porta a Porta: o aniversário de dois anos da iniciativa. Desde 2010, foram mais de um milhão e cem mil quilos de material reciclável recolhido e encaminhado às cooperativas.

Nos últimos dois anos, o programa foi ampliado e, com ele, a participação dos moradores também cresceu. Iniciada na Mosela, a coleta logo se expandiu para o Morin, o Bingen, o Valparaíso e hoje atende também a toda a região do Alto da Serra.

O material reciclável pode corresponder a até 85% do lixo doméstico. São caixas, embalagens, jornais, revistas, metal, vidro e até óleo de cozinha que deixam de ir para o aterro sanitário semanalmente. Com o programa, a expectativa da Comdep é reduzir em até 30% o volume de resíduos gerado no município.

E não foi só o meio ambiente que saiu ganhando: as cooperativas utilizam o material na produção de artesanato, gerando trabalho e renda.

“A participação das pessoas é o fator mais importante nestes dois anos para ultrapassarmos o número de mil toneladas recolhidas. Além disso, o programa traz uma vertente social e também de educação ambiental, ou seja, é uma vitória para os petropolitanos chegar a esta marca”, avalia o presidente da Comdep, Eli da Luz.

O aumento da participação dos moradores dos locais atendidos pelo programa foi gradativo. Atualmente, são recolhidas mensalmente 73 toneladas de material reciclável. A média é mais de quatro vezes maior que a registrada no primeiro mês de coleta, quando os moradores contribuíram com 18 toneladas de lixo.


Ascom - Prefeitura de Petrópolis
Programação dos filmes em cartaz