Bom dia!           Sábado 29/02/2020   09:49
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > No Dia do Meio Ambiente, Deputada Entrega Título a Oceanógrafo
No Dia do Meio Ambiente, Deputada Entrega Título a Oceanógrafo
05/06/2012 - 15:15 - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Aspásia Camargo (PV), concedeu, nesta terça-feira (05/06), o Título de Cidadão do Estado do Rio ao professor e oceanógrafo David Zee. “Ele contribui muito para o desenvolvimento verde do estado do Rio. Esta Casa de leis e a sociedade fluminense reconhecem sua trajetória profissional e sua militância”, disse a parlamentar. Aspásia também entregou moções de Congratulação e Aplauso às associações de moradores que se notabilizaram por sua militância ambientalista.

Em seu discurso, ela lembrou que, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu um encontro, conhecido como Conferência das Nações Unidas, para tratar de assuntos ambientais que envolviam o comprometimento com a ecologia e a evolução do planeta. “Naquele ano, 113 países começaram a discutir o tema e Indira Gandhi (primeira-ministra da Índia na época) levantou a bandeira do ambientalismo e da erradicação da miséria. Em 1992, com o evento no Rio (a Rio 92), começamos a pensar em mudar a natureza, transformando o desenvolvimento predatório em desenvolvimento sustentável”, afirmou.

“Estou muito honrado pela lembrança e pela generosidade da deputada Aspásia Camargo. A sensibilidade dela com o meio ambiente é motivo de estímulo para toda a sociedade. Ela faz um chamado para a causa via desenvolvimento consciente e sustentável”, afirmou Zee, que é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Oceanografia pela Universidade da Flórida e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a homenagem ao oceanógrafo, a deputada pediu ao cantor e compositor Flávio Ferr para apresentar a música “A Terra é o nosso lar”, de autoria do próprio artista.

Foram homenageados com moções os seguintes representantes de associações de moradores: Abílio Tozini, da Lauro Muller (Urca); Alfredo Piragibe, do Jardim Botânico; Celineia Paradella, da Urca; Evelyn Rozenweig, do Leblon; Jocelino Cavalcante, da comunidade Pedras Preciosas, na Baixada Fluminense; Maria Ignez Barreto, de Ipanema; e Marlene Parente, de São Conrado. Além deles, também receberam a homenagem o diretor de Meio Ambiente da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá, Robert Barboza; o presidente da Associação dos Recicladores do Estado do Rio, Edson Freitas; a Associação Green Life de Promoção e Qualidade de Vida; e o capitão Lauro Booto, do Corpo de Bombeiros. A deputada Clarissa Garotinho (PR) prestigiou o evento.

(texto de Renata Leonardo)

Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

Programação dos filmes em cartaz