Bom dia!           Sábado 29/02/2020   10:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Parque Natural recebe estudantes do Ensino Fundamental
Parque Natural recebe estudantes do Ensino Fundamental

31/05/2012 - 17:20 - Espaço se consolida coColégio Ipiranga teve uma aula de Ciências diferente nesta quinta-feira (31) um passeio pelo Parque Natural Municipal de Petrópolis. Divididos em dois grupos, os estudantes foram acompanhados por quatro professores e percorreram a trilha Rodolph Born, um trajeto de 800m.

A área de 16,7 hectares em estágio avançado de Mata Atlântica já se tornou uma referência para escolas públicas e privadas, que utilizam o espaço como uma extensão da sala de aula. O objetivo é que o contato com a natureza estimule uma maior consciência ambiental nos estudantes.

“Tivemos uma visitação expressiva em pouco mais de um mês de funcionamento, com mais de 4 mil visitantes. O que impressiona é que, além de fazer caminhadas, muitas dessas pessoas vêm ao parque para contemplar a natureza e até aprender com ela, como é o caso das escolas”, informou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna.

Este foi o primeiro grupo de alunos do Colégio Ipiranga a visitar o Parque. Para o coordenador pedagógico Ricardo Abi Daud, foi uma oportunidade de promover o aprendizado em meio à natureza.


“Um espaço como este no centro da cidade é um passeio imperdível. É uma iniciativa louvável da Prefeitura e estamos muito felizes em vê-la bonita e bem cuidada. Fomos bem atendidos pela equipe da Secretaria, que disponibilizou guias para nos receber e a garotada adorou. Pretendemos voltar, a cada duas semanas, com outras turmas”, contou o educador.

Durante a visita, os professores buscaram fortalecer conceitos que já vêm sendo trabalhados com os estudantes: a sustentabilidade. Além de ser uma estimulante atividade física, a caminhada pelas trilhas disponibilizadas no Parque oferece o contato direto com exemplares diversos da fauna e da flora.

“Buscamos desenvolver cada vez mais noções de respeito ao meio ambiente, deixando nele o menor impacto possível. Queremos também prestigiar o parque, para que os alunos conheçam o espaço e voltem com suas famílias”, completou o coordenador.


A aluna Gabriela Sadock, do 7º ano, aprovou o passeio. “Foi muito interessante visitar o Parque Natural, pois o professor trouxe a sala de aula para a natureza e deu exemplos mais claros do que já aprendemos na escola. O mais legal é que é um espaço em que a gente se afasta da cidade, mesmo estando no Centro”, analisou a estudante.

Além das trilhas, o Parque Natural oferece um amplo espaço de contemplação da natureza, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades. O espaço está aberto a toda a população, com entrada gratuita e funcionamento diário das 7h às 17h, na Avenida Ipiranga, nº 853.

Ascom - Prefeitura de Petrópolis

Programação dos filmes em cartaz