Boa tarde!           Sbado 25/06/2022   16:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Teatro > Curso Direção de Movimento - Prof. Mário Mendes
Curso Direção de Movimento - Prof. Mário Mendes

29/05/2012 - 10:34 - “Não sei o quê faço com as mãos!!” Quem nunca ouviu essa expressão? Como coordenar gestos e
movimenttos numa cena? Como não parecer perdido e sem verdade? O palco está “quente”? Seus gestos são expressivos ou você gesticula demais? Por onde inicia a construção do arsenal gestual de uma personagem? Essas são questões freqüentes e muito comuns para aqueles que pretendem desenvolver, aprimorar suas técnicas. São dúvidas sobre conceito e diferenciação de gestos e movimentos e como melhorar suas qualidades.

O curso tem em sua estrutura uma análise profunda e detalhada sobre qualidade, conceito, aplicação e estética para o melhor empenho do trabalho corporal. Outro fator importantte é sobre a perrsonagem. Como estruturá-la? Como desenhar seu corpo e sua movimentação? Que posturas? Que comportamentos e, portanto, que atitudes possíveis ela terá? O ponto de partida será o materiial empregado, ou seja, o corpo do ator. Cada corpo um corpo e cada personagem criada a partir desse corpo. Pronto para o desafio? Pois então vamos embarcar nessa viagem de autoconhecimento, pesquisa e investigação, tendo o próprio corpo como pontto de partida.

Objetivo

Promover o diálogo corporal sobre a arte da construção gestual, suas qualidades, suas possíveis expressões e como desenvolvê-las a partir da autopercepção. As técnicas trazidas do francês Yves Lebreton trabalham com as cinco energias básicas, que vão desde a fluência de movimento até as diferentes intensidades de sentimentos e emoções.

Conteúdo Programático

1º MÓDULO

- CONCEITO SOBRE GESTO E MOVIMENTO
- EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO
- AUTOCONSCIENTIZAÇÃO
- ENERGIAS: ANIMAL, VEGETAL, MINERAL, MENTAL E VITAL DE YVES LEBRETON
- CONSCIÊNICA DO ESQUEMA CORPORAL
- DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADDE DE CONCENTRAÇÃO
- CONCEITUAÇÃO SOBRE TENSÃO, RELAXAMENTO E RESPIRAÇÃO

2º MÓDULO

- CONSTRUÇÃO CORPORAL DE PERSONAGENS
- CONSCIÊNCIA ESPACIAL
- GESTOS AFETIVOS
- GESTOS QUE ACOMPANHAM E GESTOS QUE NÃO ACOMPANHAM A FALA
- MOVIMENTOS PRAGMÁTICOS
- O CORPO NO DRAMA E NA COMÉDIA
- EXERCÍCIOS COM SUGESTÕES DE PERSONAGENS

Processo

No decorrer do processo serão utilizados fragmentos de textos de vários autores significativos do teatro e alguns clássicos do teatro do absurdo. Ao final será feita uma apresentação pública com o texto “Que Fizemos Deus meu?”, texto de Mário Mendes.

APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados, mostrando seu desempenho desde o primeiro exercício até a apresentação pública. Entre os itens avaliados estarão: desempenho, concentração e expressividade.

MÁRIO MENDES

Ator, diretor, roteirista e diretor de movimento, iniciou seus estudos na arte da mímica com professores como Yves Lebreton e Lina do Carmo; é ator formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena. Atualmente é professor da cadeira de expressão corporal e mímica do Curso técnico de ator.

Prêmio Mambembe na categoria MELHOR ATOR por sua atuação no espetáculo "Coração Mamulengo" que também lhe rendeu indicação ao prêmio Coca-Cola de Teatro Infanto-Juvenil na pré-seleção que escolhe os melhores profissionais que atuaram no primeiro semestre do ano de 1998. Em 2006 foi indicado aos prêmios de melhor ator, diretor, e roteirista do MERCADÃO CULTURAL, onde ganhou o terceiro lugar de melhor esquete. Assinou a direção de movimento de vários espetáculos premiados tais como: "O Malfeitor" (prêmio SHELL de melhor atriz e melhor cenário), "Popeye, o marinheiro" (prêmio coca-cola de melhor atriz) e "Coração Mamulengo" (prêmio MAMBEMBE de melhor ator com
indicação de premiação para os atores coadjuvantes Cláúdio Mendes e Marcos França).

Em 2004, assinou a Direção de Movimento do espetáculo “Hoje é dia de Rock” de José Vicente e foi responsável pela Direção Cênica e de Movimento da Orquestra Brasileira de Sapateado. Em julho de 2005 cuidou dos gestos e movimentos do espetáculo “Fellini” e até junho de 2006 trabalhou como ator no musical de sapateado infantil

“O Passarinho e a Borboleta”.

Em 2006 fez a direção de movimento de “A fala das coisas” monólogo com Bia Nunes e direção de Pedro Paulo Rangel. Em novembro de 2008 estreou NEM ME FALE como autor, diretor e diretor de movimento. Em abril de 2009 encerrou uma temporada que iniciou em novembro de 2008 no Teatro sesc Tijuca, passando pelo Teatro Leblon – Sala Tônia Carrero, finalizando no Teatro Municipal Maria Clara Machado. Em julho de 2010 assinou a direção geral e de movimento do musical infantil A MENINA QUE MOFOU NAS FÉRIAS de Laura Lessimiam e, em agosto do mesmo ano, iniciou as gravações da minissérie BRILHANTE F.C. para a TV Brasil, fazendo o personagem Dito.

Em maio de 2011 estreou no premiado espetáculo “O SANTO E A PORCA” de Ariano Suassuna com a Cia limite 151 e direção de João Fonseca, no teatro Glauce Rocha. No dia 23 de maio estreou como ator na primeira temporada do seriado BRILHANTE F.C. na Tv Brasil.

Em 2011 assinou as coreografias do musical “TEM BOLA NA COLA” de Sérgio Fonta.

Locais onde já ministrou cursos:

- Univercidade
- C.A.L. (Casa das Artes de Laranjeiras)
- Faculdade Estácio de Sá
- Calouste Gulbenkian
- Escola Técnica de Teatro Martins Pena
- Tablado
- Unidades Sesc de Petrópolis e Teresópolis
- Centro de Cultura Raul de Leoni
- UFRJ

PERÍODO

DE 15 DE JUNHO A 31 DE AGOSTO DE 2012
Sextas e sábados

INVESTIMENTO

JUNHO – 130 REAIS
JULHO – 180 REAIS
AGOSTO – 180 REAIS

INFORMAÇÕES
24 - 8831 8537 / 2233 1233


Ascom - Fundação de Cultura e Turismo

Programação dos filmes em cartaz