Boa noite!           Sexta 26/04/2024   22:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Momentos de Reflexão > Os 7 Pecados Capitais - A INVEJA - Pr. Hamilton Soares
Os 7 Pecados Capitais - A INVEJA - Pr. Hamilton Soares
Maio/2012 - Quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter o desejo violento de possuir o bem alheio, “cobiça”, inveja de alguém por ter algo que não temos, Inveja é olhar com intenção maliciosa como está escrito em I Samuel 18:9  “Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi”.

Esse tipo de inveja é um pecado e não é uma característica de um cristão – isso só mostra que ainda estamos sendo controlados pelos nossos próprios desejos, pela velha criatura, como está escrito em I Coríntios 13:4,5 “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”. A Bíblia nos diz que devemos ter um tipo de amor tão perfeito e puro quanto o que Deus tem por nós.

Amados irmãos, amigos e leitores, quanto mais nos focalizamos em nós mesmos e nos nossos próprios desejos, menos poderemos nos focalizar em Deus.

Quando endurecemos nossos corações para a verdade, não podemos nos voltar a Jesus e deixar que Ele nos cure  “Pois o coração deste povo se tornou insensível: de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se,e eu os curaria” (Mateus 13:15).

No entanto, quando deixamos que o Espírito Santo nos controle, Ele vai produzir em nós o fruto da nossa salvação, que é “é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio proprio. Contra essas coisas não há lei”(Gálatas 5:22-23).

Está escrito em Tiago 3:14,15 “Contudo, se vocês abrigam no coração inveja, amargura e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca”.

Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmos disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hebreus 13:5).

Amados irmãos, amigos e leitores, para combater o sentimento de inveja, precisamos nos tornar mais íntimos com Jesus. Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com o Senhor Deus. Podemos conhecê-lo mais através de estudos bíblicos, oração e de ir a igreja.

À medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos, nossos corações começam a mudar. “Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Como diz o ditado: a inveja é a arma dos incompetentes

Visite também o blog do Pr. Hamilton : http://prhamilton.blogspot.com

Programação dos filmes em cartaz