Bom dia!           Sexta 26/04/2024   06:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Recreio Cultural apresenta nova palestra - "Alforria: o protagonismo feminino na vida em liberdade"
Recreio Cultural apresenta nova palestra - "Alforria: o protagonismo feminino na vida em liberdade"
07/05/2012 - Recreio Cultural, segue o convite de nosso próximo encontro, que se dará agora no Palácio Rio Negro, a princípio, nas segundas quintas-feiras do mês. Portanto dia 10 de maio próximo. Com o apoio do Centro Cultural República do Saber

O nosso último encontro foi marcado por um ambiente de excepcional descontração e, para variar, de muito aprendizado. O jornalista Walter Diogo, autor do interessante e pedagógico (segundo o escritor Antonio Torres) livro sobre a História dos Presidentes nos brindou com sua amável presença, onde textualmente disse, que ali no Rio Negro, foi o lugar ideal para o lançamento de seu livro. Comparando ao recente lançamento no Rio de Janeiro, em Ipanema, lembrou que aquela casa republicana enaltecia e dava mais visibilidade ao conteúdo de seu elaborado trabalho de pesquisa. Emocionado umas tantas vezes, não escondeu sua gratidão pela acolhida que recebeu em Petrópolis.

Os colegas de apresentação da noite, além desse que vos fala, foram o diretor do Palácio Rio Negro, Aluysio Robalinho, que nos permitiu uma provocante leitura política, a historiadora Barbara Primo que fez uma resenha histórica do livro, se assim posso dizer, que permitiu aos presentes, mesmo aqueles que não tinham tido ainda a oportunidade de ler o livro, entrarem no âmago da obra de Walter Diogo (O próprio autor reconheceu isso com emoção, afirmando que o principal objetivo de seu livro é a compreensão pelos mais jovens dos caminhos e descaminhos de nossa história política,  compreensão essa encarnada, segundo ele, de forma feliz pela historiadora).

A figura já lendária do escritor Antonio Torres deu um toque muito especial. Através de sua verve desenvolta, o mesmo pode mostrar como alguns de nossos históricos personagens presidenciais caberiam de modo instigante, num romance, como aliás já fez com seu conto "Do Palácio do Catete à venda de Josias Cardoso", em torno do suicídio do Presidente Vargas.
A participação da platéia veio coroar nosso encontro. Platéia essa, razão de nosso projeto e de nossos esforços.

 "Alforria: o protagonismo feminino na vida em liberdade"


"A Abolição da Escravidão, em maio de 1888, foi um passo decisivo rumo aos novos tempos da República. Uma das chagas de nossos tempos de Colônia e Império acabou finda pelas mãos de uma princesa. A assinatura da Lei Áurea, no entanto, foi o resultado inevitável e inadiável de um processo que contou com diversos atores sociais, legados à sombra pela imponente imagem da princesa redentora. Pouco se discute, porém, em data tão significativa, o papel dos próprios escravos nesta luta diária por inserção social e distância do cativeiro.

                Estes homens e mulheres lutaram com todas as armas que dispunham para alcançar a liberdade e manter vivas sua identidade e herança cultural. Às vésperas do 13 de maio, falaremos um pouco sobre a trajetória destes egressos do cativeiro e de seus tortuosos caminhos rumo a liberdade, quando a Abolição ainda era um horizonte distante." Barbara Primo

Será que nesse encontro caberia algum comentário sobre a dialética do Senhor e do Escravo de Hegel, visitada pela psicanálise através da leitura Jacques Lacan? 


Então nesse maio onde comemora-se a data da abolição da escravatura, O Recreio Cultural e a Republica do Saber convidam para o nosso próximo encontro:

SERVIÇO:
Tema:  "Alforria: o protagonismo feminino na vida em liberdade"
Palestrantes:
Bárbara Primo - Mestra em História Social pela Universidade Federal Fluminense e historiadora do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM
Professora Janaína Perrayon -Mestra em História Social (PPGHIS-UFRJ) e professora de História Moderna e Contemporânea do Departamento de História da UCP.
Coordenador/debatedor: psicanalista Pedro Paulo Azevedo
Dia: 10 de maio, quinta-feira
Horário: 19:30h
Local: Palácio Rio Negro. Avenida Köeler 255 - Centro Histórico
Programação dos filmes em cartaz