Boa tarde!           Quarta 23/09/2020   16:54
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Coleta seletiva atinge a marca de mil toneladas recolhidas
Coleta seletiva atinge a marca de mil toneladas recolhidas
04/05/2012 - 17:51 - O programa Coleta Seletiva Porta a Porta, da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), continua batendo recordes. Prova disso é a marca de 1.022 toneladas de lixo reciclável recolhidas desde que o programa foi iniciado, em junho de 2010.

O número expressa o aumento significativo da participação dos moradores dos locais atendidos pelo programa. Atualmente, a coleta seletiva é feita nos bairros Mosela, Morin, Bingen, Alto da Serra e Valparaíso, e recolhe mensalmente 73 toneladas de material reciclável. A média é mais de quatro vezes maior que a registrada no primeiro mês de coleta, quando os moradores contribuíram com 18 toneladas de lixo. No último mês de abril, o total ultrapassou os 84 mil quilos.

Com o programa, a expectativa da Comdep é reduzir em até 30% o volume de resíduos gerado no município. “A tendência é que o programa cresça ainda mais, pois uma comunidade chama a outra. Esse foi um dos desafios da gestão do prefeito Paulo Mustrangi e a população abraçou o programa, pois reconheceu sua importância”, avalia Eli da Luz, presidente da Companhia.

O material reciclável pode corresponder a até 85% do lixo doméstico. São caixas, embalagens, jornais, revistas, metal, vidro e até óleo de cozinha que deixam de ir para o aterro sanitário semanalmente.
 
O lixo diferenciado das residências é encaminhado para Centros de Inclusão Social (cooperativas), onde o material é reciclado e transformado em artesanato e produtos variados. “Com isso, a Comdep vem atendendo já a cinco bairros, e, ao mesmo tempo, gera uma cadeia de produção e renda, que envolve a comunidade, estimula as cooperativas e inclui quem está fora do mercado de trabalho”, conclui Eli.

Ascom - Prefeitura de Petrópolis
 
Programação dos filmes em cartaz