Boa noite!           Segunda 22/07/2019   00:32
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Projeto Cultural “Contadores de Histórias Encantadas” entrega livro com textos de alunos do Brasil inteiro em Petrópolis
Projeto Cultural “Contadores de Histórias Encantadas” entrega livro com textos de alunos do Brasil inteiro em Petrópolis
11/04/2012 - 21:01 - Na próxima quinta-feira (12), a Casa Cláudio de Sousa vai sediar um grande encontro didático entre 23 escolas da rede municipal de ensino. É a entrega do livro “Contadores de Histórias Encantadas e outras histórias”, elaborado a partir da coletânea de textos produzidos por alunos das redes municipais de ensino de todo o Brasil. Um dos contos, “Algumas histórias da mula sem cabeça”, foi escrito por uma petropolitana.
 
As produções foram analisadas por um júri especializado que escolheu 30 histórias escolhidas que foram publicadas no exemplar. Durante o encontro, as 23 escolas que enviaram textos dos alunos para o projeto receberão exemplares dos livros, incluindo a Escola Municipal Santa Rita de Cássia, onde estuda Ana Cristina Pereira de Andrade, estudante do quarto ano que teve sua história publicada.
 
“Esses projetos são importantes porque estimulam a criatividade e a sociabilidade entre as crianças. É muito gratificante perceber que os alunos e a direção pedagógica dessas escolas participam ativamente desses projetos”, afirma Juliana Fecher, Coordenadora da Divisão de Implementação de Leitura da Subsecretaria de Ensino Fundamental.
 
O evento vai começar às 14h. O projeto “Contadores de Histórias Encantadas” é uma ação educativa dirigida aos professores e alunos de 4º e 5º anos de Ensino Fundamental. Durante a produção dos textos, as crianças tiveram diferentes oportunidades de ouvir, contar e produzir histórias, através do esclarecimento sobre novas competências lingüísticas (estrutura de texto, tipos textuais, elementos de gramática, figuras lingüísticas, diferenças e semelhanças entre a linguagem oral e a escrita, ouvir, ler, contar, escrever, corrigir e revisar) que as ajudaram a revelar os segredos de cada história e a criar seus próprios segredos e personagens.
 
O projeto foi elaborado de acordo com os princípios do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que constitui um conjunto de programas, atividades e eventos nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. O programa é aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.
 
Os livros também serão distribuídos gratuitamente para as escolas e bibliotecas de todo Brasil. Os nomes de todas as escolas e professores participantes também serão citados nos créditos do livro.


Ascom - Prefeitura de Petrópolis

Programação dos filmes em cartaz