Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   15:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Cascatinha recebe Caravana Ecológica
Cascatinha recebe Caravana Ecológica
Evento reuniu escolas e instituições em prol do meio ambiente

22/03/2012 - 15:02 - Mais de 350 estudantes participaram da décima edição da Caravana Ecológica, que aconteceu nesta quarta-feira (21) na Praça Monsenhor Achillis, no bairro Cascatinha. O evento é realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente com o objetivo de informar e conscientizar a população da importância de preservação dos recursos naturais.
 
Com o tema “Petrópolis de ontem, de hoje e de amanhã: o futuro está em nossas mãos”, motivado pelo aniversário de 169 anos da cidade, a Caravana promoveu quatro palestras ao longo do dia voltadas para temas como prevenção à dengue, reciclagem, coleta seletiva, medicina veterinária e bem-estar animal.
 
“Nosso objetivo é o de reunir e divulgar as diversas ações de proteção ao meio ambiente e convidar a população a se conscientizar também de uma forma interativa,” informou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leandro Vianna.
 
A abertura aconteceu às 10h, com uma homenagem especial da associação de moradores do bairro aos funcionários da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) pelo trabalho realizado na limpeza e manutenção da Praça da Matriz, como é conhecida. Aberta em clima de música, com a apresentação dos alunos da Fábrica do Saber e do Ciep Maestro Guerra-Peixe, a Caravana teve também a apresentação do violonista Bruno Seixas.
 
Os estudantes marcaram presença, não apenas prestigiando o evento, mas participando ativamente dele. A Caravana contou com stands e exposições das escolas municipais Fábrica do Saber, Rosemira de Oliveira Cavalcanti e Duque de Caxias, além do Instituto Social Afonso Santos (Isas), Centro Educacional Petropolitano Cristão (Cepec) e da Escola Estadual Irmã Cecília Jardim.
 
Para a estudante Beatriz de Barros, o evento foi uma oportunidade de aprendizado. “Acho muito interessante passar pelos stands, especialmente aqueles voltados para os animais”, avalia a aluna do Cepec, que expôs vídeos sobre o ecoturismo na cidade.
 
Também participaram do evento a Comdep, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), o projeto AMA Petrópolis, o Grupo Escoteiro João XXIII, o Núcleo de Biologia da Universidade Estácio de Sá e o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), abordando questões como conservação dos recursos naturais, aprisionamento ilegal de animais silvestres, destinação do lixo domiciliar e fontes de energia, entre outros. O Grupo Florescer expôs objetos feitos a partir de materiais recicláveis.  As Secretarias de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura e a Fundação de Cultura e Turismo também apoiaram o evento.
 

Ascom - Prefeitura de Petrópolis
Programação dos filmes em cartaz