Boa noite!           Quarta 11/12/2019   01:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Caderno Cultura Netpetropolis > Museu Imperial comemora o Dia Nacional da Música Clássica
Museu Imperial comemora o Dia Nacional da Música Clássica
24/02/2012 - 09:31 - O Museu Imperial/Ibram/MinC irá comemorar o Dia Nacional da Música Clássica (05 de março) em grande estilo. No dia 04 de março, domingo, a Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis irá se apresentar no local, acompanhada pelo Coral e pelo conjunto Anima e Cuore da mesma universidade, sob regência do maestro Antônio Gastão.
 
É o quarto ano consecutivo que o Museu Imperial oferece um concerto para celebrar a data, instituída em 2009 em homenagem ao aniversário do maestro Heitor Villa-Lobos. Este ano, porém, o evento será ainda mais significativo, pois comemorará também os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, na qual Villa-Lobos teve importante participação.
 
Seguindo a tradição dos anos anteriores, o repertório dará destaque para Villa-Lobos, mas conterá também obras de Carlos Gomes e do maestro petropolitano César Guerra-Peixe, além de músicas de autoria do maestro Gastão.
 
O concerto ocorrerá às 16h na Sala da Batalha de Campo Grande, no Museu Imperial, com entrada franca. Interessados podem retirar os convites na bilheteria do Museu a partir do dia 28 de fevereiro, das 11h às 17h30.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2245-4668, pelo e-mail mimp.someluz@museus.gov.br ou acesse www.museuimperial.gov.br.

 
Os grupos musicais

 
Fundada em fevereiro de 1997, a Orquestra de Câmara da UCP é uma orquestra-escola, combinando músicos experientes com jovens recém-iniciados na prática instrumental. Dedicando-se principalmente à Música Sacra, possui em seu repertório clássicos de Mozart, Bach, Schubert, Purcell e outros, além de obras modernas de compositores brasileiros, como Cézar Guerra-Peixe, Carlos Cruz e Ernani Aguiar.
 
O Conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações, entre as quais festivais de inverno e a homenagem aos 200 anos do falecimento do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, no Consulado da República Federal da Alemanha. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, o conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.
 
Criado em 1976, o Coral da UCP dedica-se especialmente à Música Sacra. Já realizou diversas apresentações por todo o país, incluindo parcerias com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Petrobrás Pró-Música.
 
O maestro Gastão, diretor e regente dos grupos, é graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música e teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores. Gastão vem ainda contribuindo regularmente com a composição de trabalhos originais para a Orquestra UCP.
Programação dos filmes em cartaz