Boa tarde!           Sexta 26/04/2024   15:07
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Momentos de Reflexão > Os 7 Pecados Capitais - A AVAREZA - Pr. Hamilton Soares
Os 7 Pecados Capitais - A AVAREZA - Pr. Hamilton Soares
Fevereiro de 2012 - É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. Pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. A avareza é considerado o pecado mais tolo, pois é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa, é sinônimo de ganância, é um desejo descontrolado.

O pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse Deus. Jesus ensina que: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. (Hebreus 13:5)

Todo homem é tentado a buscar conforto e segurança nas coisas materiais, mas o cristão fiel depende do Senhor Jesus, dispensando o acúmulo de tesouros na terra. É o que o apostolo Paulo ensina: Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus (Efésios 5:5). Amados irmãos, amigos e leitores, Jesus reprova a avareza do homem rico, pois o homem rico julgou que esta vida é de mais valor que a eterna, e Jesus demonstrou que a única riqueza duradoura é possuir a Deus. “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”. (Lucas 12:15).

Amados irmãos, amigos e leitores, aprendo a importância dos que têm o dever de observar os desígnios de Deus entre os homens capazes, com certa cultura, com conhecimento da verdade, tendo fidelidade e franqueza, moldada pela própria Palavra de Deus e tementes, possuindo a verdadeira piedade, que tem valor eterno e também transmite valor e significado à vida na terra, conforme está escrito em Êxodo 18:21, leia: “E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez”. (Êxodo 18:21).

A palavra avareza, também quer dizer ‘desejo de receber gorjetas, suborno, para torcer a lei em favor de quem concedeu o presente’, que era o vício mais comum da justiça oriental. Amados, o capitulo 2 de II Pedro é o quadro do panorama moral operante naquela época , e assim como agora, pessoas avarentas e imorais enganavam o povo de Deus ao assumirem o papel de mestres e produziam um efeito devastaddor sobre a moral e a reputação da comunidade.
“Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição”. (II Pedro 2:14).

Amados, devemos aprender que ao invés de desfrutarmos de prazeres passageiros e pecaminosos devemos viver de forma santa, esperando o dia do Senhor.

Andar. imitar, aprender e encher-se da comunhão com Deus: Eis o retrato da vida cristã.

Programação dos filmes em cartaz