Bom dia!           Sábado 29/02/2020   10:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Deputado espera aprovar Primeiro Código Ambiental Fluminense em 2012
Deputado espera aprovar Primeiro Código Ambiental Fluminense em 2012
12/01/2012 - 17:45 - Vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado André Lazaroni (PMDB) pretende votar no plenário da Casa, em 2012, o primeiro Código Ambiental para o Estado do Rio de Janeiro. O parlamentar explica que o documento já está pronto e que foi preparado, por três anos, junto com o Núcleo Interdisciplinar da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). “Foram mais de 2.700 leis compiladas e 300 artigos analisados. São leis boas. Precisávamos unificar e explicar melhor as normas para os cidadãos e empresariado em um único documento. Será como o Código da Defesa do Consumidor”, afirma o deputado.

Antes de seguir para a votação em plenário, o novo código será debatido em audiências públicas com a sociedade civil e deverá receber emendas de parlamentares. De acordo com Lazaroni, os principais pontos do documento envolvem o licenciamento ambiental e o gerenciamento costeiro. “O código dará poder ao Estado de legislar sobre o gerenciamento costeiro. Isso facilitaria na hora da aplicabilidade da lei e da fiscalização, evitando, assim, acidentes como os que ocorreram na Bacia de Campos e os dois vazamentos de óleo na Baia da Ilha Grande, em Angra dos Reis”, aponta o peemedebista.

O deputado diz que sentiu necessidade de elaborar um código depois das vistorias realizadas pela Comissão de Meio Ambiente da Alerj nos últimos cinco anos. “Percebi que tanto o empresário quanto o operador de direito e os cidadãos tinham muita dificuldade em entender essa quantidade de leis”, comenta Lazaroni, que representará o Parlamento fluminense no Grupo de Trabalho da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável a Rio +20. A conferência acontece em junho no Rio de Janeiro e tem como objetivo renovar o comprometimento político das lideranças mundiais com o desenvolvimento sustentável.


Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
Programação dos filmes em cartaz