Bom dia!           Sábado 29/02/2020   10:48
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Secretaria de Meio Ambiente apresenta novo cronograma de instalação do Parque Natural da Avenida Ipiranga
Secretaria de Meio Ambiente apresenta novo cronograma de instalação do Parque Natural da Avenida Ipiranga
02/01/2012 - 12:12 - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atualizou o cronograma das obras de instalação do Parque Natural Municipal de Petrópolis. Com as novas datas, a inauguração oficial foi transferida para o mês de março. Também foi acrescentada uma nova fase na execução da obra.

 
O Secretário de Meio Ambiente, Leandro Vianna, justificou a alteração do cronograma em decorrência das chuvas dos últimos dois meses e da necessidade de contratar uma equipe permanente de guias e apoio para os visitantes. “Grande parte das intervenções que o Parque precisava eram manuais, que dependiam diretamente das condições climáticas. Devido às chuvas dos últimos meses, as obras contratadas foram finalizadas com pequeno atraso, o que acarretou a alteração de todo o cronograma”, explicou o secretário. O próximo passo é a execução dos serviços de paisagismo através da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e iluminação interna, a cargo da Secretaria de Obras.

 
A expectativa da demanda de cerca de 100 visitantes e turistas por dia fez com que surgisse a necessidade de contratação de apoio especializado para garantir a segurança e o conforto no dia-a-dia dos usuários do Parque Natural. Estão previstos guias permanentes, inclusive aos finais de semana.

 
A Prefeitura de Petrópolis optou por dividir em fases a execução das obras do Parque, com o objetivo de permitir sua abertura à população o mais breve possível. De acordo com Leandro Vianna, “a população está aguardando esse Parque há mais de dezoito anos e a ordem do prefeito Paulo Mustrangi foi que o Parque fosse entregue no início de 2012. Ocorreram pequenos atrasos, mas o importante é que, a partir da abertura parcial com as trilhas e a praça, esse Parque nunca mais vai fechar”, comemora.

 
Confira o cronograma abaixo:
 
FASES
OBJETIVOS
AÇÕES
NOVO PRAZO - FASE I
 
Desocupação e Limpeza do Parque Natural
 
Abertura do Parque para visitas, com espaço de contemplação da natureza, descanso e lazer, além de uma trilha para caminhadas com baixa dificuldade com 800 metros de extensão (ida e volta).
* Retirada dos cavalos e da família que residia na casa em ruínas (Concluído);
* Limpeza do Parque (Concluído);
* Obras de revitalização do pórtico de entrada (Concluído);
* Colocação de Portão (Concluído);
* Sistema de Câmeras de Segurança (Concluído);
* Pavimentação com piso intertravado do pórtico até a Alameda do Eucalipto (Concluído);
* Drenagem da via de acesso (Concluído)
* Limpeza e acerto da trilha I (Concluído);
* Instalação de pontes e guarda-corpos na trilha I (Concluído);
* Isolamento da casa em ruínas (parcialmente Concluído);
* Limpeza e acerto do terreno para execução do paisagismo (início em 09/jan);
* Paisagismo (início em 09/jan)
* Iluminação interna (início em 15/jan);
* Contratação de Equipe de Apoio;
 
MARÇO DE 2012 - FASE II

Expansão do circuito de trilhas para caminhadas, com interligação da primeira trilha com a vertente direita do Parque Natural (próxima à ruína) e duas novas trilhas com níveis de dificuldade de moderado a difícil;
 
Espaço para atividades físicas ao ar livre, tais como Yoga, Tai chi chuan, alongamento;
 
Mirante do Parque;

* Limpeza do caminho entre a casa e a saída da trilha I;
* Construção do espaço para atividades ao ar livre;
* Construção do Mirante do Parque;
* Abertura das Trilhas II e III;
 
JUNHO DE 2012 - FASE III

Centro de Visitantes
Sede Administrativa
Drenagem Completa
 
Projeto Financiado com recursos da Câmara de Compensação do Estado do Rio de Janeiro.
 
As ações serão detalhadas no Projeto Executivo a ser licitado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade – Funbio, que é o órgão gestor dos recursos da Câmara de Compensação Ambiental
 
2° SEMESTRE DE 2013 (EXPECTATIVA)


Ascom - Prefeitura de Petrópolis

Programação dos filmes em cartaz