Boa noite!           Terça 22/09/2020   19:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Feriado de conscientização ambiental no Shopping Itaipava
Feriado de conscientização ambiental no Shopping Itaipava

21/06/2011 - 14:55 - Neste feriado quem passar pelo Shopping Itaipava vai sentir no ar um ambiente todo voltado para a preservação. Serão quatro dias de ações totalmente desenvolvidas para alertar sobre a conscientização ambiental. Para as crianças oficinas com materiais recicláveis. Para os adultos uma linda exposição que retrata os tons, texturas e contornos da terra.

As oficinas acontecem nos dias 23, 24 e 25 de junho, a partir das 15h. Entre os materiais recicláveis estão latinhas de alumínio, garrafas PET, além de outros produtos para estimular a imaginação da criançada e despertar a preocupação em preservar o ambiente.

A exposição “Terra Mágica” de Rodrigo D’Almeida estará no segundo andar do shopping entre os dias 22 e 26 de junho. O artista, que tem como inspiração e motivação os tons, texturas, formas e contornos da terra, encontra em elementos secos naturais sua matéria prima de criação.

Sementes, raízes, galhos, cascas e outros frutos da terra são amarrados e interseridos com cordas e tecidos, coloridos com pigmentos naturais e culturalmente arranjados. Assim, unidos e trabalhados pela arte, estes elementos ganham signos e sentidos. Transformam-se em máscaras, um dos hábitos mais ancestrais do homem, e esculturas que reproduzem o movimento natural dos corpos.

Este trabalho traz bases conceituais referendadas em estudos ritualísticos de diferentes culturas e também se baseia numa investigação minuciosa de elementos naturais encontrados no meio ambiente em que o artista se insere.

Por princípio, o material utilizado é coletado de chão de parques, jardins e matas. Nunca arrancado de sua origem. São também coletados em pequenas quantidades, respeitando o ciclo natural de cada espaço.

Rodrigo D'Almeida desenvolve suas obras orgânicas há 15 anos, com temáticas e dimensões variadas. Por filosofia, elas devem circular, porque são obras vivas. Assim, muitas peças já estiveram em centros culturais e galerias internacionais e nacionais.

Renovando e inovando, Rodrigo busca constantemente novos ambientes para investigar e coletar permanente inspiração na natureza, nas tradições e no comportamento humano.

Priscila Morada

Programação dos filmes em cartaz