Boa tarde!           Sexta 26/04/2024   16:39
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Combate a Dengue

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, promoveu no dia 18 de novembro o lançamento da campanha de combate à dengue em Petrópolis, que se estenderá por todo o verão.

A campanha prevê a colocação de cartazes informativos em locais públicos e estabelecimentos comerciais, distribuição de panfletos em diversos pontos do município e visitas domiciliares pelos agentes sanitários com o objetivo de mobilizar a população para as formas de prevenção à doença.

O Dia D – Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, em 19 de novembro, tem como slogan este ano “Para combater a dengue, você e água não podem ficar parados”.

Panfletos foram distribuídos a partir do dia 18, locais como a Rodoviária do Bingen, a Praça de Corrêas e em Itaipava. Segunda a Coordenadoria de Epidemiologia do município, há dois anos não há registros de casos de dengue em Petrópolis.

O que você tem feito para prevenir a dengue?

  • Tem colocado em sacos plásticos fechados os objetos sem utilidade (copos plásticos, potes e outras embalagens) que possam acumular água?
  • Tem colocado areia até a borda nos pratinhos dos vasos de plantas?
  • Tem mantido os reservatórios de água (caixas d'água, tonéis, latões, etc) vedados, sem deixar espaço para o mosquito da denge entrar?
  • Tem fechado ou telado os ralos da área externa da sua casa?
  • Tem retirado a água acumulada na laje e nas calhas?
  • Tem guardado virados para baixo, garrafas de vidro ou pet, baldes, e vasos de plantas sem uso?
  • Tem lavado com bucha as vasilhas de água para animais domésticos?
  • Tem dado descarga, uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantido sua tampa fechada?
  • Tem Mantido secos e em local coberto os pneus sem uso?
  • Tem limpado e tratado com cloro, uma vez por semana, a piscina? Se não estiver sendo usada cubra-a.
  • Caso haja espelhos d'água, lagos e cascatas decorativas em seu lugar de moradia, trabalho ou escola, mantenha-os sempre limpos, acrescentado cloro à água. Os mesmos cuidados devem ser tomados em relação às piscinas.

Algumas informações sobre a Dengue

A Dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus.

Esses mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente, no início da manhã e no final da tarde.

O mosquito da Dengue se reproduz em recipiente com água parada e exposta, e seus ovos continuam vivos por até um ano. É importante evitar os criadouros dos mosquitos, pois são neles que suas larvas (fase aquática) se desenvolvem.

Os sintomas mais comuns da Dengue são febre, fraquesa, dor de cabeça, dor no corpo e por trás dos olhos. Em alguns casos podem aparecer dores nas junstas e manchas vermelhas na pele.

A pessoa com suspeita de Dengue deve procurar o serviço de saúde, tomar bastante líquido e não fazer automedicação, evitando o uso de medicamentos à vbase de ácido acetíl salicílico, como Aspirina, AAS, Melhoral, dentre outros.

Se além dos sintomas mais comuns da Dengue surgirem vômitos, sangramentos, dores abdominais intensas, pés e mãos frias, lábios roxos, queda de pressão, há possibilidade de ser Dengue Hemorrágica. Neste caso é necessário o atendimento hospitalar, visando evitar o síndrome do choque, que pode levar à morte

Fonte: gapascom - pmp e folheto explicativo distribuído pela secretária de saúde

Programação dos filmes em cartaz