Boa noite!           Domingo 17/11/2019   00:04
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Um Passeio de "Vitória" Pela Cidade de Petrópolis
Um Passeio de "Vitória" Pela Cidade de Petrópolis

Gabriela Falconi

Vitória. Espécie de carruagem de quatro rodas, descoberta e de dois lugares.

No Brasil, foi a partir de meados do século XVII que apareceram e foram entrando em uso de rotina as liteiras, as redes e serpentinas. A maioria nos maiores centros, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador; porém foi somente em fins do século XVIII, talvez devido ao melhor sistema de pavimentação das ruas, que surgiram os primeiros veículos de roda, como a sege, a tranquitana, e mais além, os coches.

Em Petrópolis o turista não pode deixar de dar um passeio pelo Centro Histórico a bordo de uma "Vitória".
É um passeio inesquecível e bucólico onde os charreteiros ao longo do trajeto vão contando um pouco da história de nossos pontos turísticos.
Para isso houve um programa de instrução dado pela Fundação de Cultura onde os charreteiros tiveram palestras sobre a história da cidade.
Nestes passeios o turista pode ver com tranquilidade a beleza e toda a tradição que nossa cidade oferece.

Os roteiros do passeio em Vitórias são os seguintes:

Roteiro 1: Grande Passeio com Paradas e Explicações Históricas - Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Casa da Princesa Isabel, Casa do Barão de Mauá,Palácio de Cristal,Casa de Santos Dumont.
Preço R$50,00 - Neste roteiro em cada ponto turístico existe uma parada para fotografar e conta a história de cada local.
Duração aproximada de 1:00h

Roteiro 2: Grande Passeio sem Paradas e Explicações Históricas - Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Casa da Princesa Isabel, Casa do Barão de Mauá,Palácio de Cristal,Casa de Santos Dumont.
Preço R$40,00
Duração aproximada de 30 a 40 minutos

Existem também as explicações das casas onde são filmadas as novelas da globo, o Relógio das Flores, a Vila Itararé, passa pela Av. Ipiranga, Av. Koeler.

Local onde estão paradas as Vitórias; Em frente ao Museu Imperial
Horários em que se pode estar fazendo o passeio: Todos os dias de 08:00 às 17:00h

Fonte: Entrevista com os próprios charreteiros Ronaldo, Antonio Carlos e o Sr Alberto que é um charreteiro de 81 anos e está nesta profissão desde 1944.

 

disque turismo
Programação dos filmes em cartaz