Bom dia!           Domingo 29/03/2020   11:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > História > Aconteceu em Setembro.....
Aconteceu em Setembro.....

8 de setembro de 1877

 

Foi inaugurada a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em presença de S.S.A.A. Imperiais, e do Núncio Apostólico Dom César Roncetti.Na ocasião foi celebrada missa solene, cantada pelo Vigário Nicolau Germain coadjuvado pelos padres Paiva. As dezoito horas houve um solene Te Deum.Além do Padre Esch, grande incentivador da construção da Igreja do Sagrado, o grande protetor da mesma foi o Auditor da Inter-nunciatura, Monsenhor João Batista Guidi, que conseguiu da Província Franciscana da Saxônia, de uma residência franciscana em Petrópolis, iniciando imediatamente a construção do Convento.A 16 de janeiro de l896, chegaram a Petrópolis os primeiros frades: Frei Círiaco Hielscher, Frei Zeno Wallbroehl e o irmão leigo, Frei Mariano Feldman, instalando-se provisóriamente, em casa alugada, até o término das obras do Convento.

 

20 de setembro de 1896

 

Nasceu em Petrópolis o Brigadeiro Eduardo Gomes. Foi duas vezes candidato à presidência da República, sem sucesso, e por duas vezes exerceu o cargo de Ministro da Aeronáutica, nos governos de Café Filho e Humberto de Alencar Castelo Branco. Participou da revolta do Forte de Copacabana, da revolução de 1930 e organizou o Correio Aéreo Nacional, que veio reforçar a coesão nacional, como um elemento novo no sistema de comunicações do país, aproximando o remoto interior dos grandes centros populosos.
Eduardo Gomes sempre dedicou especial carinho a Petrópolis, sua terra natal. Nos verões era muito comum vê-lo em seu apartamento, no edifício Centenário, ou passeando de bicicleta pelas ruas da cidade e de Itaipava, onde seu irmão Stanley possuía uma residência.
Certa vez, solicitado a dizer algo sobre Petrópolis, assim se pronunciou: "É a minha terra, minha cidade, meu amor maior". Foi um dos grandes colaboradores da Universidade Católica de Petrópolis, nela integrando seu Conselho de Patronos, desde a sua fundação.
Faleceu no Rio de Janeiro, a 13 de junho de 1981, sendo sepultado com honras de Ministro de Estado, no Mausoléu da Aeronáutica, no Cemitério São João Batista.

 

Fonte: www.ihp.org.br

Programação dos filmes em cartaz